domingo, 4 de janeiro de 2009

Aquecimento global causou diminuição da extensão do gelo do Ártico

16/12/2008 - Folha de São Paulo
da Efe, em Genebra
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou nesta terça-feira (16) a diminuição da extensão de gelo no Ártico para o segundo nível mais baixo da história. As informações meteorológicas de 2008 sobre a região confirmam, novamente, a tendência para o aquecimento do planeta.
Na apresentação do relatório anual da OMM, o secretário-geral da entidade, Michel Jarraud, disse que "a tendência para o aquecimento permanece", logo depois de afirmar que 2008 foi o décimo ano mais quente desde 1850, quando a ciência começou a registrar as variações de temperatura.
Além das temperaturas e de diversos fenômenos meteorológicos extremos --como secas, furacões, inundações e tempestades de neve--, outro fator que mostra a gravidade da mudança climática é o derretimento da camada de gelo no Ártico.
Em setembro passado, durante a temporada de fusão do gelo, a extensão de gelo marinho no Ártico diminuiu até o segundo nível mais baixo já registrado, desde que começaram as medições por satélite, em 1979.
O tamanho da camada foi de 4,67 milhões de quilômetros quadrados no final do verão, em comparação ao recorde mais baixo de 4,3 milhões registrado no mesmo período de 2007.
No entanto, Jarraud afirmou que, em vários pontos, a espessura da camada foi menor este ano em comparação ao anterior.
O especialista comentou que a situação ilustra o teor inquietante deste ano: pela primeira vez na história, os navios conseguiram passar do Atlântico para o Pacífico simultaneamente pelo norte da Sibéria e o do Canadá, "uma situação totalmente excepcional e preocupante".
"Trata-se de um indicador suplementar que confirma o aquecimento global", acrescentou.
O diagnóstico foi corroborado pelo resultado de um estudo de cientistas da Nasa que afirma que Antártida, Groenlândia e Alasca perderam dois trilhões de toneladas de massa glacial nos últimos cinco anos por causa do aquecimento global.
O estudo, antecipado hoje, será apresentado na próxima quinta na sede da American Geophysical Union, em San Francisco, EUA, e mostrará os resultados da análise das imagens realizadas pelo satélite Grace na região, desde 2003.
Além disso, o relatório anual da OMM diz que em 2008 aconteceu o "espetacular desaparecimento" de quase um quarto das antigas plataformas maciças de gelo da ilha de Ellesmere (Ártico canadense). A camada de gelo de uma grossura de 70 metros, que no século 20 cobria uma superfície de 9 mil quilômetros quadrados ficou reduzida a apenas mil quilômetros quadrados.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos