domingo, 4 de janeiro de 2009

Erupções vulcânicas esfriam os trópicos, mostra estudo

Durante o século 20, o aquecimento global acabou enfraquecendo a relação entre erupção e temperatura dos oceanos tropicais


Folha de São Paulo - 22/12/2008
Ao longo dos últimos 450 anos a região dos trópicos está sendo sistematicamente resfriada pelas erupções vulcânicas, mostra um estudo realizado nos Estados Unidos .


Um trio de pesquisadores do Observatório da Terra em Palisades relacionou por meio de análises matemáticas períodos de fortes atividades vulcânicas com a queda das temperaturas da superfície oceânica (até 1 metro de profundidade). Muitas partículas no ar causam a reflexão da luz do Sol.
Um período consistente de queda da temperatura ocorreu, por exemplo, nas primeiras décadas do século 19. Em 1815, a erupção de um vulcão no monte Tambora, na ilha de Sumbawa, Indonésia, fez jorrar 50 quilômetros cúbicos de magma no ambiente, segundo o Serviço Geológico Americano. Pelos registros históricos, essa é a mais forte erupção vulcânica já medida na Terra.
Mas durante o século 20, diz o estudo, o aquecimento global acabou enfraquecendo essa relação inversa entre erupção vulcânica e temperatura dos oceanos tropicais.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos