domingo, 18 de janeiro de 2009

Amazônia - As origens da biodiversidade


Uma das teorias que explica a existência da imensa biodiversidade da floresta amazônica é a que relaciona a abundância e diversidade de espécies da região a períodos glaciais mais secos e frios vividos nos últimos cem mil anos, nos quais a floresta teria enfrentado extensas fases de secas. A Amazônia teria se fragmentado e se restringido a um número limitado de “ilhas de refúgio”, em áreas com maior incidência de chuvas.

Nas secas mais prolongadas, cada núcleo de floresta teria ficado isolado do outro, separado por vegetações não florestais como o Cerrado. Os grupos animais e vegetais destas “ilhas” teriam então passado por processos de diferenciação genética, que resultaram em espécies diferentes das originais e das que ficaram em outros refúgios. O fator de isolamento provocado por grandes rios também é creditado como uma das causas da existência de espécies diferenciadas, principalmente de animais que não nadam e não voam.

Há ainda pesquisadores que acreditam que a Amazônia vem experimentando processos de mudança nos cursos fluviais há milhares de anos, o que também teria influenciado os mecanismos de diferenciação das espécies.

Revista Horizonte Geográfico

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos