segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Gaza: brasileira relata o terror dos bombardeios



"Vivemos em constante medo, muito medo", diz a educadora Laila Farid Shahin.

"A gente nunca sabe o que vai acontecer amanhã. Hoje, posso sair da minha casa para estudar e, de repente, vem uma bomba", conta o estudante Fred Haiat, que mora em Ashkelon, sul de Israel, cidade na mira dos mísseis do Hamas, a facção palestina que controla a Faixa de Gaza.

A educadora Laila Farid Shahin vive em um campo de refugiados em Gaza, território arrasado pelas bombas israelenses na última semana.

Laila e Fred são dois brasileiros separados por um conflito que já matou muitas centenas de pessoas em nove dias. Palestinas, na imensa maioria.

Nós registramos a rotina tensa nos dois lados da fronteira.

"Tenho 28 anos e moro em Israel faz cinco anos", conta Fred.

"Eu trabalhava em uma creche, cuidando de crianças, e tive que parar para cuidar do meu pai", conta Laila.

Diabético e portador de problemas psiquiátricos, o pai de Laila, Farid Shahin, deixou mulher e dois filhos no Rio de Janeiro. Ele quer ir embora, mas como as fronteiras de Gaza estão fechadas há anos...

"Aqui não tem nada. Deus me livre! Aqui só tem bomba para jogar em cima de nós. Eu quero voltar para o Brasil", diz Farid Sahanin.

Ao contrário do pai, Laila quer ficar. A brasileira aderiu a causa palestina e está disposta a ir às últimas conseqüências.

"Eu queria morrer, em martírio aqui também", diz Laila, que divide um terreno com o pai e o irmão. Cada família tem sua própria casa. Ela veste o nicab, uma roupa tradicional islâmica que cobre o corpo inteiro. O pai dela, Farid Sahanin, mora com a atual esposa.

"No quarto das crianças está um frio terrível", diz Laila.

É inverno em Gaza, mas sem energia elétrica não existe aquecimento. Os vidros das janelas quebraram com o impacto das bombas. Colocaram plástico no lugar das janelas, para tentar diminuir o frio. Também resta pouca comida na cozinha.

"Todas as torneiras estão sem água. Não tem gás para fazer um chazinho para as visitas. Eles vão perdoar a gente. Em uma melhor ocasião a gente faz", diz Laila para a equipe de reportagem.

A não mais que dez quilômetros da casa de Laila, Fred vive o cotidiano de guerra em Israel. Ele mora em Ashkelon. Aluga um apartamento que ocupa parte de uma casa.

"É um quarto e sala, com uma cozinha pequena", descreve. "Passo a maior parte do tempo no meu quarto. Eu vim para Israel para estudar. Tenho que conseguir meu diploma de engenharia. Agora cancelaram as aulas. Faz dois dias que caiu um foguete do lado da minha faculdade".

Fred tem conforto, mas não tranquilidade. Ele explica o que faz quando soa o alarme de bomba: "A gente vai para um lugar subterrâneo embaixo de uma escada onde as paredes são bem protegidas. Eu tenho 30 segundos para descer a escada. Vou para lá, abaixo, ponho a mão na cabeça e espero escutar o barulho da bomba. Daí eu volto e posso continuar a fazer as coisas que eu estava fazendo em casa".

Nas ruas, apenas o silêncio. "Tem pouquíssimos carros. Os ônibus foram cancelados. As lojas estão fechadas", diz ele no momento da entrevista. "Um foguete caiu e destruiu um carro. Por sorte, a mulher escutou a sirene e saiu do carro. Por todo lado dá para ver os pedaços do carro e até um pedaço de sapato de mulher e de uma sandália de criança", conta.

Na feira de Ashkelon, ninguém à vista. O comércio ao ar livre foi proibido. Desavisado, um feirante teve de voltar para casa.

"Ele veio com frutas. É uma pena, porque vai perder tudo. As frutas vão apodrecer", lamenta Fred. "Um foguete que caiu destruiu um carro completamente. Por sorte, a mulher escutou a sirene e saiu do carro. Por todo lado, só restam pedaços do carro. Dá até para ver um pedaço de sapato de mulher e uma sandália de criança".

Na Faixa de Gaza, as explosões também tiram o sono de Laila. "A gente não tem como dormir mais. As crianças ficam chorando. Acordamos assustados com tudo que acontece ao redor".

É nessa hora que ela pensa no Brasil.

"Tenho saudade de todas as coisas de lá. Chuchu na água e sal, por exemplo, ou suco de maracujá. Às vezes, eu tenho vontade de sentar com a minha mãe e comer aipim cozido ou frito. Minha mãe pensa em me levar para lá, para ajudá-la em sua pequena confecção. Mas eu gostaria de morrer aqui também. Porque aqui eu seria martírio. Lá não. E martírio me daria uma recompensa muito grande próximo ao nosso Senhor", justifica Laila.

Toca a sirene em Ashkelon, Israel. A ordem é ir para o chão. Fred e a equipe de reportagem se jogam no chão.

"Não é fácil", diz Fred.

A cidade está deserta e ensolarada.

"A Marina de Ashkelon é um ponto turístico com vários restaurantes", conta Fred.

O autofalante toca para ninguém. Nem sinal dos turistas.

"Geralmente o lugar fica lotado", conta Fred.

O alarme soa mais uma vez. Agora, todos correm para um abrigo antiaéreo próximo. "Estamos dentro de uma proteção contra foguete", conta Fred. Em poucos minutos, todos saem, aparentemente tranquilos. "Já está virando uma rotina", diz Fred.

Mas não demora muito e soa o terceiro alarme. Todos voltam para o abrigo.

"Acho que a coisa está pegando hoje. Espero que seja o último", comenta Fred.

Fred estava enganado. "Pela terceira vez estamos no abrigo, em menos de 15 minutos", constata. "Tem momentos em que eu penso em voltar para o Brasil, mas ainda tenho esperança de que aqui vai ser um lugar muito bom para morar", desabafa.

No dia seguinte, a equipe de reportagem volta à casa de Laila, na Faixa de Gaza. "Hoje é o sétimo dia de bombardeio. Esperamos que não passe de uma semana, que já é muito tempo. Esta noite foi a pior de todas", conta.

Agora vestida de preto, Laila faz café para a equipe. "Trouxeram a luz por algumas horas. Deu para fazer alguns pães rapidinho e fervemos água para conservarmos na garrafa", conta.

Laila mostra o quintal da casa quando ouve-se um barulho forte. "É um míssil – e dos grandes. Toda noite ouvimos esse som. A gente nem dorme. Ficamos tremendo, porque pode vir para cima da gente", conta.

A próxima semana deverá ser ainda mais angustiante para a brasileira. As tropas israelenses começaram neste sábado (3) a invasão por terra.

"Uma mensagem para Laila, que está em Gaza: espero que isso termine e que se cuide", diz Fred.

"A mensagem que eu mando para você é que a paz que Ele colocou no nosso coração, Ele coloque no seu e de todos os israelenses aí, para que eles não continuarem com isso. E paz, sinceramente, paz", deseja Laila para Fred.
Portal G1 - Fantástico - 04/01/2009

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos