segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

África 2008 - Imagens

Em Dezembro, a atenção mediática centrou-se no Zimbabué novamente, onde a crónica falta de água levou a um surto de cólera mortal que atravessou as fronteiras do país
Em Novembro, a eleição de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos provocu celebrações por toda a África, especialmente no Quénia, onde a sua avó (ao meio) esteve no centro das atenções mediáticas
O recrudescimento dos combates no leste da República Democrática do Congo entre o exército e as forças leais ao general dissidente Laurent Nkunda provocaram mais de 250,000 deslocados em Outubro.
Chuvas intensas atingiram a costa ocidental de África pelo segundo ano consecutivo. De acordo com a Cruz Vermelha, na capital do Senegal, Dacar, choveu em apenas 4 dias o dobro do que é normal em Setembro.
Vários meses de eventos para celebrar o 90º aniversário de Nelson Mandela culminaram em Agosto numa celebração organizada pelo ANC, que contou com a participação da mulher Graça Machel e da sua ex-mulher, Winnie Madikizela-Mandela.
Em Julho, o grupo nigeriano Mend, que actua no Delta do Niger, terminou o cessar-fogo depois do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, ter anunciado o apoio militar aos soldados nigerianos.
Em Junho, a ONU ameaçou cortar a ajuda alimentar à Somália, caso não fornecesse mais protecção naval contra os piratas, muitos dos quais são ex-pescadores afectados por navios de pesca estrangeiros.
Em Maio, a África do Sul foi atingida por uma onda de violência xenófoba, do qual resultaram 60 mortes depois de ataques de grupos armados a estrangeiros.
Os zimbabueanos passaram o mês inteiro de Abril à espera dos resultados das eleições presidenciais de Março. Quando foram publicados, os resultados mostraram a necessidade de realizar uma segunda volta em Junho, marcada pela violência.
Uma operação de missão de paz conjunta da UA e da ONU foi enviada para a região sudanesa de Darfur, mas até Março o número de soldados permaneceu inalterado em 9.000
O CAN 2008 realizado no Gana fez o continente parar. Os campeões em título Egipto bateram os Camarões na final de Fevereiro e arrebatarm o seu sexto título.
O ano iniciou com violentos confrontos étnicos após as disputadas eleições quenianas. Mais de 1.500 pessoas foram mortas e 300.000 fugiram de suas casas antes do acordo de partilha de poder.
BBC ÁFRICA

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos