segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Biodiversidade amazónica

BBC ÀFRICA
Quase um quarto das espécie do mundo habitam na Amazónia, que alberga milhares de espécies de animais, vegetais, insectos e répteis. Na imagem podemos ver uma pequena "rã venenosa de dardo", chamada assim devido à sua pele tóxica usada por indígenas para envenenar a ponta das suas flechas.
Existe um grande número de primatas nativos da Amazónia. Nesta foto podemos ver um Uakari vermelho, primata de pele colorida e cujas características peculiares contribuiram para que esteja em vias de extinção, uma vez que é muito apreciado pelos caçadores ilegais.
O Amazonas esconde uma infinidade de variedades de insectos, mas entre os mais atrentes e vulneráveis destacam-se as quase 7.500 espécies de borboletas que se calcula viverem na selva. Aqui podemos ver uma asa ampliada de um bonito exemplar de "agrias claudina".
O papagaio é uma das principais vítimas do tráfico de espécies no Amazonas, que coloca muitas espécies em perigo de extinção. Na imagem vemos um par de papagaios amazónicos de cabeça amarela que estavam a ser enviados ilegalmente para os Estados Unidos.
No rio Amazonas vivem mais de 3.000 espécies de peixes. Na foto podemos ver um peixe pavão da Venezuela. O seu corpo está coberto de escamas que lhe permitiem captar a mínima vibração e assim localizar as suas presas.
A pantera onça, ou onça simplesmente, é o maior felino da América. A selva é o seu habitat favorito, sendo uma criatura de grande importância para as comunidades indígenas locais. Pode medir até 2 metros e a sua mandíbula é a mais poderosa entre os felinos. Foto: mongabay.com
Acredita-se que o camu-camu é o fruto que mais contém vitamina C. Esta variedade genuinamente amazónica cresce em bosques húmidos e inundados, e está a converter-se numa alternativa de cultivo sustentável para os camponeses locais. O Perú exporta-o para o Japão.
O golfinho rosa é um animal emblemático do Amazonas. Fonte de inspiração de inúmeras lendas indígenas, o que se sabe dele é que é cego e se desloca emitindo sons. Os seus principais inimigos são a contaminação e as redes em que às vezes ficam presos.

Existem cerca de 25.00 espécies de orquídeas no mundo, e algns dos exemplares mais belos crescem na selva amazónica. Na imagem podemos apreciar a beleza de uma orquídea "epidendrum". Alguns acreditam que as orquídeas amazónicas têm propriedades mágicas.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos