segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Reciclagem - como ajudar

Os norte-americanos jogam fora, a cada ano, cerca de dois milhões de toneladas de aparelhos eletrônicos que não querem mais, enchendo aterros de chumbo tóxico de antigos monitores de computador, cádmio de baterias que vazam e outros compostos tóxicos. Mas está ficando mais fácil descartar a responsabilidade. Algumas instituições beneficentes reabilitam celulares antigos para serem usados como aparelhos de emergência para pessoas idosas e vítimas de violência doméstica, e computadores podem ir para escolas sem recursos. Empresas de boa reputação costumam de fato reaproveitar aparelhos eletrônicos inutilizados, apesar de às vezes cobrarem uma pequena taxa. A doação de modelos mais novos, no entanto, pode render um abatimento nos impostos, de modo que fazer com que equipamentos antigos não fiquem jogados no canto juntando poeira ajuda a você e ao ambiente. Para obter uma lista de empresas norte-americanas que prometem não exportar lixo tóxico nem jogá-lo em aterro, dê uma olhada no site do Basel Action Network, um grupo que defende soluções verdes para questão de lixo eletrônico: http://ban.org/pledge1.html.

Para obter a lista da Agência de Proteção Ambiental dos EUA com instituições beneficentes e de reciclagem que aceitam lixo eletrônico, visite http://epa.gov/ecycling.

Celulares
Encontre cestos de doação em lojas de eletrônicos e bibliotecas. As empresas de telefonia também aceitam telefones usados. Para obter opções nos EUA, visite http://recyclewirelessphones.com/ ou http://collectivegood.com/.

Computadores
A maior parte dos fabricantes aceita equipamentos antigos de sua marca de consumidores que compram novos. Algumas cadeias de lojas de material de escritório recolhem computadores usados com uma taxa. A National Cristina Foundation conecta doadores de computador a quem precisa do equipamento [nos EUA]. Visite http://cristina.org/.

Pilhas e baterias
Com freqüência, lojas que vendem baterias recarregáveis aceitam as usadas, inclusive pequenas baterias ácidas de chumbo seladas, dos aparelhos de backups de força. Para conhecer os locais [nos EUA], visite http://call2recycle.org/.

Suprimentos para impressão
Cartuchos de toner usados são valiosos; troque-os por descontos ou volte a enchê-los em lojas especializadas. Recolher cartuchos usados para reciclagem pode até ser uma maneira lucrativa de levantar fundos.

Por: Chris Carroll Foto: Peter Essick
Matéria publicada na Revista National Geographic

2 comentários:

David Pimentel disse...

Muito legal seu blog companheiro!
Rico em material pra galera q pretende prestar vestibas! Parabéns!
Qualquer coisa é só deixar recado. Abraço!

David Pimentel

Anônimo disse...

O conteúdo está cada vez melhor!!

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos