terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Reservas indígenas ocupam 12,5% do território brasileiro


De acordo com a Funai, população indígena que vive em aldeias é de 512 mil pessoas.
Confrontos entre índios, agricultores, madeireiros e garimpeiros são freqüentes.
As reservas indígenas brasileiras ocupam 12,5% do território nacional, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai). O número equivale a 1.069.424,34 quilômetros quadrados de terra distribuídos em 503 terras indígenas já reconhecidas.

Com exceção do Rio Grande do Norte e do Piauí, todos os outros estados brasileiros possuem áreas de reservas indígenas. O Amazonas é o estado que mais possui áreas indígenas, segundo a Funai.

Ainda de acordo com a Funai, a população que vive em aldeias é de 512 mil pessoas, distribuídas em 225 etnias com 180 línguas diferentes. No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 734 mil pessoas se auto-identificaram como indígenas em 2000.

O Brasil ainda tem outras 112 terras indígenas que estão sendo analisadas e ainda não têm superfície definida.

Confrontos
A reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, é uma das maiores do país. Localizada em área dos municípios de Normandia, Pacaraima e Uiramutã, o local tem mais de 1,7 milhão de hectares e abriga índios taurepang.

A disputa pela terra é motivo de conflito entre índios e agricultores que desejam permanecer ali. Na segunda-feira (5), um grupo de homens armados atirou contra índios que construíam moradias no local.

Conflitos como esse, envolvendo índios, agricultores, madeireiros e garimpeiros não são raros. Um dos confrontos considerados mais trágicos é o Massacre de Haximu, quando um grupo de pelo menos 16 índios foi morto por garimpeiros, em Roraima, em 1993.

A chacina foi considerada crime de genocídio pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os acusados foram condenados a até 20 anos de prisão.

09/05/08 - portal g1

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos