terça-feira, 4 de novembro de 2008

PUC-RIO - 2006


GEOGRAFIA - grupos 2 e 3

09/12//2005

Questão 01
O ano de 2004 encerrou-se com o impacto das catástrofes causadas pelas "tsunamis", principalmente na Ásia, que acarretaram mais de 300 mil mortes. Porém, como o mapa e a charge a seguir indicam, existem outras "tsunamis" que estão arrasando o continente africano, há muito mais tempo.
Mapa: 34 milhões de crianças órfãs na África subsaariana (porcentagem estimada de crianças órfãs, no total de crianças dos países africanos, 2001)

Fonte: Children on the Brink, 2002.

www.politicalcartoons.com - Best of Latin América, 2005
Utilizando como referência as imagens acima, faça o que se pede:
a) Identifique e explique duas outras causas que ampliam a devastação da população no continente africano, além da epidemia de AIDS.
R:___________________________________________________________________________
b) Comente dois possíveis impactos nas estruturas produtivas dos países africanos resultantes da desorganização demográfica causada pela epidemia de AIDS.
R:___________________________________________________________________________
Questão 02
"A rápida urbanização pela qual passou a sociedade brasileira foi certamente uma das principais questões sociais experimentadas no país no século XX. Enquanto em 1960 a população urbana representava 44,7% da população total, no ano 2000, 81,2% da população brasileira vivia em cidades. Essa transformação, já imensa em números relativos, torna-se ainda mais assombrosa se pensarmos nos números absolutos, que revelam também o crescimento populacional do país como um todo: em 40 anos a população urbana aumentou de 31 milhões para 137 milhões, ou seja, as cidades receberam 106 milhões de novos moradores no período. A urbanização vertiginosa, coincidindo com o fim de um período de acelerada expansão da economia, introduziu no território das cidades novos e dramáticos significados".
Estatuto das Cidades. Brasília, 2005.
Cite três exemplos de como esses dramáticos significados se apresentam no território urbano.
R:__________________________________________________________________________________

Questão 03
O conhecimento da localização e o controle sobre o uso e as formas de apropriação da água potável no mundo estão entre as mais importantes estratégias dos Estados nacionais, atualmente, para o seu fortalecimento logístico, econômico e geopolítico. Em relação ao aqüífero Guarani, responda ao que se pede:
Aqüífero Guarani - O maior manancial de água doce subterrânea fronteiriço do mundo, o aqüífero Guarani, tem uma extensão total de aproximadamente 1,2 milhões de km2. No Brasil, o aqüífero estende-se por 8 estados, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, somando um total de 840 mil km2. Na Argentina, o Guarani ocupa 225.500 km2, no Paraguai, 71.700 km2 e, no Uruguai, 58.500 km2.



DAE - Departamento de Águas e Esgotos de Baurú, SP.

a) Considerando-se o posicionamento do aqüífero, no Centro-Sul brasileiro (MAPA), o abastecimento de parte expressiva da população do país poderia ser melhorado? Justifique a sua resposta.
R:__________________________________________________________________________________
b) O aqüífero poderá fortalecer, geopoliticamente, os países que compõem o MERCOSUL? Justifique a sua resposta.
R:__________________________________________________________________________________
c) Selecione e explique, a partir do ESQUEMA, duas ações antrópicas expressivas, na região em que se localiza o aqüífero Guarani, que vêm causando a poluição das suas águas.
R:

Um comentário:

Anônimo disse...

e o gabarito?

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos