sábado, 15 de novembro de 2008

DICAS DE VESTIBULAR 6

Os Tigres Asiáticos

fATORES DO CRESCIMENTO ECONÔMICO:

Elevado crescimento econômico anual.

Mão-de-obra abundante e barata.

Grande facilidade à vinda de capital estrangeiro.

Segurança interna, com reduzidos conflitos sociais.

Legislação criminal autoritária e severa, incluindo castigos físicos.

Legislação tributária simples, sem entraves ao lucro.


Características: Os países chamados de "Tigres Asiáticos" são Taiwan, Cingapura e Coréia do Sul, e estão em desenvolvimento com altas taxas de crescimento. A partir de 1960, esses países adotaram, processo de substituição de importação para bens de consumo não duráveis e, numa Segunda etapa, a exportação desses produtos. Na década de 70, o mesmo processo ocorreu para bens duráveis. As principais razões para o crescimento econômico foram o baixo custo da mão de obra e a produção em larga escala para exportações a partir dos anos 60.

Cingapura

Principais Características - É uma cidade - Estado, com superfície bem pequena. O relevo é montanhoso a sudoeste e plano a leste com áreas arenosas e pantanosas. As condições naturais favorecem a instalação de portos com excelentes ancoradouros.

Na economia destaca-se a industrialização do estanho, a produção de elétricos, computadores, eletrodoméstico, metalúrgica, química, etc.

Localização - Ao sul da península da Malásia, próximo da ilha de Sumatra, esta ilha liga-se ao continente por um viaduto.

Processo Histórico - A Inglaterra estabeleceu-se no Cingapura no inicio do século XIX. Depois, a companhia das Índias Orientais comprou a ilha, desenvolvendo o comercio, principalmente internacional. Ela foi invadida pêlos japoneses na 2ª Guerra Mundial. E tornou-se independente em 1965, constituindo-se em Cidade –Estado.

Taiwan

Principais Características - A maioria da área são de montanhas agrupadas numa cadeia principal, que se estende de norte a sul, sendo vertente leste escarpada e a oeste mais plana e fértil. Nas melhores terras ao sudoeste são feitas 2 colheitas de arroz por ano.

As atividades industriais são a forte economia de Taiwan. Separado Da China, o país passou a desenvolver as industrias e atrair investimentos estrangeiros.

Localização - No sudeste da China e é cortada pelo trópico de Câncer

Processo Histórico - Os primeiros habitantes era malaios que, a partir do século XIV, foram submetidos ao domínio chinês ao dos portugueses, que ali instalaram um entreposto comercial e deram o nome a ilha de Formosa. Em épocas diferentes a ilha foi ocupada por holandeses, espanhóis, chineses e japoneses, sendo que esse ultimo teve o domínio ate o final da 2ª Guerra Mundial, quando a ilha foi restituída à China.


Coréia do Sul

Principais Características - O relevo é relativamente suave apresentação áreas de planalto a leste e grandes planícies a oeste, ocupadas, na maior parte pelo cultivo do arroz, que é a base de alimentação do país.

A economia da Coréia do sul baseia-se principalmente na industrialização e no setor de serviços. A transformação da economia foi incentivada pela ajuda de capitais de outros países, sobretudo norte – americano e japoneses, permitindo reestruturar o país, com abertura do mercado de capitais e incentivo de novos investimentos estrangeiros.

Localização - Ela ocupa a parte meridional da península da Coréia, ao leste da China. Entre os mares Amarelo e do Japão, e juntamente com a Coréia do Norte fazem seu limite.

Processo Histórico - Os primitivos habitantes da Coréia sofreram, ao longo dos séculos, influencias de povos conquistadores, dentre os quais se destacaram os mongóis e os chineses. O território foi disputado, também, por russos e japoneses. Estes, em 1910, anexaram toda a península as Coréia, de forma brutal, inclusive tentando suprimir a língua e a cultura coreana. Durante a 2ª guerra, dezenas de coreanos foram levados para trabalhos forcados ao Japão.
http://www.coladaweb.com/geografia/tigres_asiaticos.htm

Novos Tigres asiáticos: Filipinas, Tailândia, Indonésia, Vietnã.

Eduardo Marculino

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos