quarta-feira, 12 de novembro de 2008

DICAS DE VESTIBULAR 4


Principais problemas ambientais:
- Efeito Estufa ou Aquecimento Global - aumento Anormal da temperatura atmosférica
Causas: emissões de gás carbônico pela queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e seus derivados), queimadas, pecuaria (emissões de metano), desmatamento, vapor d'água, avanço do processo de urbanização, etc (obs.: os automóveis são os grandes vilões do efeito estufa).
Consequências: desgelo polar, aumento do nível de água dos oceanos, alagamento de cidades litorâneas, desestruturação de diversos ecossistemas, grandes mudanças climáticas com frequências de estiagens, furacões, tufões, invernos mais rigorosos, etc.
Solução: busca de fontes alternativas de energia em substituição ao petróleo e seus derivados; reflorestamento de áreas degradadas e evitar novos desmatamentos, etc.
OBS.: O PRTOCOLO DE KIOTO tem por objetivo reverter o problema, sobretudo na busca de fontes altenativas de energia ao petróleo. No entanto, o maior emissor de gases estufa não assinou o protocolo alegando que poderia provocar desemprego e crise econômica em seu país (EUA), mas outros problemas surgem através da CHINA.

- Chuva àcida - precipitação transformando-se em ácido nítico ou ácido sufúrico.
Causas: emissões de enxofre na queima de carvão mineral por siderúrgicas e termelétricas; indústrias químicas, etc
Consequências: contaminação do solo e das águas; desestruturação do ecossistema; corrosão de estátuas e monumentos históricos; doenças de pele; entre outras.

- Buraco na Camada de Ozônio - protege a Terra dos raios ultravioletas do sol
Causa: Emissões de CFC por aparelhos de ar refrigerados e aerosóis.
Consequências: doenças de pele, agravamento do efeito estufa, e outras.
OBS.: para reverter esse problema, foi assinado o PROTOCOLO DE MONTREAL em 1987, visando substituir o CFC por outros gases não prejudiciais a camada de ozônio.

- Desmatamento - retirada da cobertura vegetal que protege o solo dos agentes erosivos.
Causas: retirada de madeira por madeireiras e indústrias; avanço da agropecuária; mineração; obras de infraestrutura (pontes, estradas, construção de hidrelétricas, etc), etc.
Consequências: erosão do solo; assoreamento dos rios; alagametos; desabamento de encostas; formação de voçorocas; perda de fertilidade do solo; queda da biodiversidade; etc
Obs.: a principal causa do desmatamento no Cerrado e nas bordas da Amazônia é o avanço da agropecuária (soja e criação de gado).

- Ilhas de calor - aumento da temperatura nas áreas centrais em relação a sua periferia.
Causas: urbanização; falta de áreas verdes; construção de prédios; asfalto; circulação de veículos; etc

Prof. Eduardo Marculino

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos