segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Tesouro coletivo

Tesouro coletivo
Eduardo Geraque

Agência FAPESP - Na região da Faixa de Gaza, no Oriente Médio, vivem cerca de 1,3 milhão de pessoas que, além de estarem em uma região de conflito, têm como única fonte de água disponível para o consumo um aqüífero que se formou nos subterrâneos da própria região.

O consumo não só fez diminuir o nível da reserva, como provocou um fenômeno prejudicial para a qualidade da água. Por causa da alteração da pressão, fluxos de água salina, vindos de lençóis freáticos localizados em Israel, estão deixando a água do aqüífero da Faixa de Gaza cada vez mais salobra. O resultado é que a água poderá se tornar cada vez mais rara nos próximos anos.

Um estudo feito em 2001, por cientistas do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, verificou que a presença cada vez maior de sal no aqüífero pode destruir a agricultura da Faixa de Gaza em menos de 20 anos.

“Como o Aqüífero de Gaza é o único disponível para aquela população, algo precisa ser feito”, disse Avner Vengosh, da Universidade Ben Gurion, de Israel, à Agência FAPESP. O cientista israelense apresentou, no início do mês, uma solução para o problema, durante reunião anual da sociedade norte-americana de geologia, em Seattle, nos Estados Unidos.

Vengosh coordenou uma equipe de pesquisadores israelenses, palestinos e franceses, em pesquisa financiada pela União Européia. O modelo desenvolvido pelo grupo prevê a perfuração de vários poços em Israel, evitando que a água salgada atinja o aqüífero. O líquido que seria retirado por esses poços teria que ser dessalinizado na superfície. “Com isso, interromperíamos o fluxo do sal e preservaríamos a qualidade da água do reservatório”, disse o pesquisador.

Vengosh faz questão de avisar que esse é apenas um modelo alimentado com dados geoquímicos. “Não existe ainda nada feito nesse campo”, disse. O pesquisador acredita ainda que o projeto seria uma boa oportunidade de colocar palestinos e israelenses em torno de um objetivo comum. “Esse é um modelo de cooperação, que poderá ser muito útil para o futuro”, disse. Segundo ele, em 2010, a população da Faixa de Gaza, uma área de 600 quilômetros quadrados, deverá ser o dobro da atual, o que poderá agravar ainda mais a situação.

*Matéria publicada pela Agência Fapesp www.agencia.fapesp.br

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos