terça-feira, 4 de novembro de 2008

PUC-RIO - 2005 - 2

GEOGRAFIA E HISTÓRIA
10/07/2005

Questão 01
A matriz energética brasileira tem como principal componente a hidroeletricidade.
Embora a hidroeletricidade seja menos comprometedora para o meio ambiente, a construção de grandes barragens para a produção de energia pode provocar graves impactos sócio-ambientais.

a) Como as condições brasileiras de clima e relevo originam um grande potencial hidráulico?
b) Indique DOIS problemas sócio-ambientais resultantes da construção de grandes barragens.


Respostas:
a) A maior parte do território brasileiro é dominada por climas muito chuvosos. Uns com chuvas o ano todo, como os climas do tipo equatorial e os climas do tipo subtropical. Outros com chuvas fortemente concentradas no verão, como os climas do tipo tropical. O relevo brasileiro é formado predominantemente de planaltos acidentados que formam verdadeiros degraus por onde correm rios com grandes volumes d’água fornecidas pelas chuvas abundantes.

b) O candidato deve, entre outros, indicar os seguintes problemas:

perda da biodiversidade;
transferência das populações ribeirinhas;
alagamento de áreas agrícolas;
alterações no microclima regional.


Questão 02
Os dados do IBGE mostram que o crescimento vegetativo da população está diminuindo em todas as regiões brasileiras, tanto nas zonas rurais como nas áreas urbanas.

Apresente DOIS argumentos que justifiquem a afirmativa acima.
Respostas:
O candidato deve indicar, entre outros, os seguintes argumentos:

o processo de urbanização e a forma de vida urbana, por razões variadas, alteram os índices de natalidade e mortalidade da população;
o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho e sua “dupla” jornada resultam na redução dos índices de fertilidade;
o acesso à informação permite a adoção do planejamento familiar;
a difusão do conhecimento e o avanço da medicina social esclarecem a população em relação aos métodos contraceptivos.

Questão 03

O superávit da balança comercial, no primeiro semestre de 2004,
é o mais elevado já registrado pela economia brasileira.


Indique DUAS razões que expliquem o comportamento da balança comercial brasileira.
Respostas:
O candidato deve indicar, entre outras, as seguintes razões:

a modernização dos setores de produção agrícola e industrial tornaram a economia brasileira mais competitiva frente aos seus concorrentes internacionais;
os custos internos da mão-de-obra e os incentivos fiscais reduzem os custos internos da produção criando vantagens na concorrência internacional;
o real desvalorizado em relação ao dólar torna os produtos brasileiros exportados mais baratos e mais competitivos no mercado internacional;
as políticas de incentivo às exportações, como no caso da isenção de impostos, incidem positivamente sobre o preço das exportações.


Questão 04

Em 2005, completam-se 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Entre 1939 e 1945, em conseqüência do conflito que mobilizou o maior poderio bélico já utilizado pela humanidade, morreram mais de 40 milhões de pessoas e diversas cidades ficaram arrasadas. Devido às proporções catastróficas desse episódio, ele representou um divisor de águas na História do século XX.

a) Cite DUAS características do cenário internacional da década de 1930 cujos desdobramentos se relacionam à eclosão da Segunda Guerra Mundial.
b) Caracterize DUAS instituições criadas após a Segunda Guerra Mundial cujos objetivos eram a instauração de uma nova ordem internacional.

Respostas:
a) O candidato deverá citar duas entre as características abaixo:

a ascensão dos regimes nazi-fascistas, de cunho nacionalista, expansionista e militarista.
a adoção por parte de diversos países de medidas de protecionismo econômico associadas aos desdobramentos da crise de 1929.
os efeitos devastadores da crise de 1929, no que diz respeito à estagnação econômica e à pauperização da população.
a falência das estratégias diplomáticas criadas após a I Guerra Mundial, através da Liga das Nações.
b) O candidato deverá caracterizar duas entre as instituições abaixo:

a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, como a instituição capaz de intermediar as relações diplomáticas internacionais.
a criação da UNESCO, da OIT, da FAO e de outras agências relacionadas à ONU, que atuaram em setores específicos (educação, trabalho, alimentação e outros) na proposição de medidas de cooperação internacional.
a criação do FMI e do Banco Mundial, que deveriam atuar no planejamento e regulação do sistema econômico internacional.


Questão 05

Leia atentamente trechos da entrevista que o jornalista Villas-Bôas Corrêa concedeu à revista Nossa História, em agosto de 2004 (n.10, p. 39-40):

“Os jornais eram todos muito hostis a Vargas, faziam uma campanha extremamente violenta”.

“A notícia do suicídio [24 de agosto de 1954] explodiu quando eu estava na altura da [rua] Uruguaiana. Bem na minha frente estava uma senhora negra, baixota, gorda, com duas sacas na mão. Ela parou e parecia inchar. De repente, berrou com violência: ‘Canalhas, ladrões, mataram nosso amigo, mataram o velhinho!’.”

O depoimento de Villas-Bôas Corrêa caracteriza algumas ambigüidades, explicitando rejeições e apoios, associadas à figura do Presidente Getúlio Vargas.

a) Caracterize UM motivo para a hostilidade de muitos órgãos de imprensa durante o 2º Governo Vargas.
b) Caracterize UM motivo para o apoio popular a Vargas

Respostas:
a) O candidato deverá caracterizar um dos motivos abaixo:

o posicionamento político de boa parte da grande imprensa contra o nacionalismo econômico e o trabalhismo defendidos pelo Governo Vargas.
a crítica ao financiamento público, pelo Banco do Brasil, à criação do jornal varguista Última Hora.
a acusação e o temor generalizado na grande imprensa da retomada de práticas autoritárias provenientes do Estado Novo, com destaque para as ações de censura.
b) O candidato deverá caracterizar um dos motivos abaixo:

o reconhecimento em relação à implementação das leis trabalhistas advindas do 1º Governo Vargas e atualizadas neste momento.
o apoio às medidas relacionadas ao nacionalismo econômico, expresso, por exemplo, na criação da Petrobrás.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos