segunda-feira, 3 de novembro de 2008

PUC-RIO - 2003

Geografia - Grupos 2 e 3
12/12/2002

1. Texto 1

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações."
Constituição Federal do Brasil, 1988, título VIII, capítulo VI.

Texto 2

As praias do Rio estão poluídas. Nada de novo. As praias sempre estiveram meio poluídas nos últimos anos.
Fragmentos de desconforto com a degradação ambiental acabaram articulando-se para compor um quadro mais amplo de uma cidade que
se desintegra.


Alguma coisa aconteceu. O Rio de tantos janeiros acordou em janeiro de uma ressaca de séculos. Agora é correr contra o tempo e não esquecer jamais desse presente colossal em forma de cidade que nos chegou às mãos e que precisa ser entregue adiante, como bastão numa corrida de revezamento.


Adaptado de Fernando Gabeira, Folha de São Paulo, 07/02/2000

a) Apresente duas razões para o processo de degradação ambiental apresentado.

b) Explique duas ações que poderiam reverter essa situação de degradação ambiental.
Resposta
a) O candidato pode apresentar, entre outras, as seguintes razões:
- O fluxo contínuo de produtos que são processados e consumidos nas cidades geram sub produtos que se acumulam no ambiente urbano - resíduos dos combustíveis fósseis, dejetos industriais, lixo e esgotos domésticos que vão contaminar a água e o ar.
- Os investimentos em saneamento básico são insuficientes: a inexistência de redes completas de coleta de lixo, e de estações adequadas de tratamento de esgotos provocam um acelerado processo de degradação ambiental.

b) O candidato pode apresentar, entre outras, as seguintes ações:
- a emergência de movimentos sociais que passem a exigir políticas ambientais mais rigorosas.
- o aumento dos investimentos públicos e privados em saneamento básico para diminuir os problemas ambientais.
- a difusão de ações educativas de preservação ambiental.
- a realização de campanhas rigorosas de valorização do espaço público.


2. Os correios, até o surgimento do telégrafo, foram caracterizados pelo deslocamento físico de objetos postais pelo espaço terrestre. Seu desenvolvimento esteve subordinado ao progresso alcançado nos sistemas de transportes, ocorrido na primeira metade do século XX. Este ciclo, entretanto, parece estar esgotado. Novas tendências, já claramente delineadas nos dias atuais, estão se definindo.

Adaptado de Maria Clara di Piero, In Notas sobre o sistema de correios.


a) Identifique as novas tendências referidas no texto.


b) Apresente duas transformações ocorridas na infra-estrutura territorial brasileira, nas últimas décadas, que permitiram as mudanças no sistema de correios.


c) Explique como estas mudanças no sistema de correios têm agravado ainda mais o quadro de desigualdades sociais e espaciais existente no país.

Resposta
a) Sugestão de resposta: as novas tecnologias surgidas graças ao avanço da informática e da micro-eletrônica: o computador (fax e Internet), a telefonia celular, as redes de televisão.

b) Sugestão de resposta: a idéia que prevaleceu foi a de construir uma estrutura ligada ao mundo dos negócios que teria, como complemento, os serviços de comunicação para as pessoas físicas. Hoje 95% do movimento dos Correios é realizado por empresas e apenas 5% pelo chamado correio social, isto é, a comunicação entre pessoas físicas.

c) Entre outras razões o candidato pode apresentar:
- A centralização do poder econômico, político e cultural no Sudeste o transforma num pólo de irradiação de informações hegemônicas para o restante do território.
- A informação, matéria prima das novas relações sócio-econômicas, precisa de uma infra-estrutura material para circular por todo o território.
- O ritmo de adesão às novas tecnologias tem sido acelerado porém restrito a alguns segmentos sociais.


3. Observe o mapa e o gráfico apresentados a seguir:

A partir do mapa e do gráfico:

a) Indique dois portos (cada um deles especializado em um tipo específico de carga) e explique como se articulam com o espaço regional ou nacional.
b) Explique o movimento de importação / exportação do porto de Santos.
c) Apresente duas razões que fazem da infra-estrutura portuária um dos "gargalos" da economia brasileira.
Resposta
a) Entre outros o candidato pode identificar:
- O porto de minério de Tubarão - ES - articulado com as jazidas produtoras de ferro e manganês situadas no Planalto Mineiro pela Estrada de Ferro Vitória-Minas.
- O porto de Paranaguá - PR, exportador de soja, articulado com as áreas produtoras por uma densa malha rodoviária.

b) Entre outras explicações o candidato pode apresentar as seguintes:
- Para atender à complexidade industrial de São Paulo é necessário importar matérias primas, produtos semi-processados e componentes industriais de maior valor agregado.
- Grande parte da produção industrial da região metropolitana de São Paulo está voltada para o mercado interno; para mantê-la são necessárias importações de semi-processados e equipamentos industriais que superam em valor as exportações.

c) Entre outras razões o candidato pode apresentar:
- os altos custos operacionais dos portos brasileiros.
- a demora na movimentação das cargas.
- a deficiente integração do sistema portuário com os outros meios de transportes.
- a capacidade operacional do sistema portuário - enquanto os portos brasileiros movimentam 9 "containers" / hora, os portos chilenos movimentam 19 e os da Alemanha 28.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos