segunda-feira, 3 de novembro de 2008

PUC-RIO - 2002

Geografia
08/12/2001


1. "Toda aglomeração sócio-espacial desenvolve um centro principal. Não existe realidade urbana sem um centro comercial, simbólico, de informações e de decisões. Como a aglomeração em um único ponto é impossível, alguém será obrigado a se afastar. Quem? Na cidade capitalista moderna quem regula essa questão é o mercado."
Adaptado de VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil.
São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: Lincoln Institute, 1998.


A partir do texto:

A) Apresente 2 (dois) exemplos que mostrem o valor simbólico da área central do Rio de Janeiro.
Resposta
Na metrópole moderna, determinadas avenidas, ruas e edificações constituem símbolos, ou seja, formas espaciais impregnadas de significados - ligadas a um período ou a um fato. No espaço central da cidade estão presentes estes símbolos. Por exemplo, as igrejas que marcam a vida espiritual, os teatros onde acontecem os espetáculos mais significativos, os centros culturais e museus que preservam a memória urbana. Na área central estão as sedes das empresas, o que significa concentrar as decisões econômicas e financeiras. No imaginário coletivo, o "centro" significa o local nobre da cidade onde se localizam seus símbolos mais expressivos.


B) Explique como a atual expansão do espaço urbano do Rio de Janeiro é regulada pelo mercado imobiliário.
Resposta
A cidade expandiu-se, desde o final do século XIX, em duas direções: a Zona Sul , que tornou-se atraente para as camadas de maior poder aquisitivo devido às vantagens locacionais que oferecia, e a Zona Norte, que recebendo menores investimentos, vai ser ocupada pelas populações de menor renda
.


2. Nas últimas décadas do século XX, o volume das trocas comerciais aumentou em ritmo acelerado e uma revolução tecnológica mudou a base material da sociedade.

A) Apresente 2 (duas) razões para o aumento das trocas comercias.
Resposta
Entre outras razões, os candidatos devem apresentar:
a velocidade das comunicações
o tamanho dos navios e aviões
o aumento do consumo e da produção


B) Apresente 2 (duas) mudanças na base material da sociedade provocadas pela revolução tecnológica em curso.
Resposta
Entre outras mudanças os candidatos devem apresentar:
as inovações tecnológicas reduzem a necessidade de mão de obra no processo produtivo;
as redes tecnico-científicas possibilitam a transmissão das informações em tempo real;
as fábricas se localizam segundo novos fatores (proximidade de um centro de pesquisa, qualificação da mão de obra, qualidade de vida, difusão das informações, etc.)
as economias da aglomeração industrial vão se diluir graças às novas tendências do processo produtivo
as etapas do processo produtivo, que antes estavam concentradas, estão agora distribuídas espacialmente.

3. A generalização do consumo de massa é uma das marcas do mundo contemporâneo. Segundo o pensamento neoliberal, o mercado é o principal organizador das atividades econômicas e o consumo é a busca da satisfação das necessidades pessoais e subjetivas. Neste raciocínio, as empresas se desdobram para atender aos desejos livremente formulados pelo consumidor individual.

A partir do texto:

A) apresente 2 (dois) aspectos positivos da economia de mercado;
Resposta
O candidato deve citar entre os aspectos positivos da economia de mercado:
– a economia de mercado estimula o mais eficiente;
– a livre concorrência estimula o aperfeiçoamento do processo produtivo;
– a economia de mercado mostrar grande eficiência como sistema produtivo

B) segundo uma posição ambientalista, apresente 2 (duas) críticas à sociedade de consumo.
Resposta
O candidato pode apresentar como crítica:
– o uso abusivo dos recursos naturais
– a adoção de práticas predatórias
– os recursos naturais passam a ser considerados como mercadorias e por isso têm um valor a ser realizado no mercado.

4. Brasil: o novo endereço da indústria automobilística.
A implantação do complexo automotivo no Brasil, nos anos 50, ficou restrita a uma única região, o ABC paulista. A partir dos anos 70, o complexo automotivo iniciou um espraiamento em direção a novos centros produtivos - São José dos Campos e Curitiba. A retração dos anos 80 prejudicou os projetos de expansão. Nos anos 90, a indústria automobilística inicia uma nova fase de crescimento, mas os novos investimentos estão localizados numa faixa que se estende de Belo Horizonte a Porto Alegre.


A) Indique 2 (duas) razões para a concentração industrial registrada nos anos 50.
Resposta
Entre as razões o candidato pode citar:
– estímulos e incentivos dados às empresas do setor
– concentração espacial das indústrias de autopeças
– a infra-estrutura herdada do complexo cafeeiro (instalações portuárias, rede ferroviária, energia);
– mão de obra qualificada
– mercado consumidor;
– rede bancária e financeira.

B) Analise 2 (dois) fatores responsáveis pela relocalização da indústria automobilística nos anos 90.
Resposta
Entre os fatores responsáveis pela localização do setor automotivo, nos anos 90, o candidato deve indicar:
– acesso aos mercados ampliados pela criação do Mercosul;
– fuga das pressões sindicais e dos espaços congestionados;
– qualidade da mão de obra;
– proximidade de centros de pesquisa ou de universidades;
– qualidade de vida;
– incentivos fiscais( isenção de impostos, doação dos terrenos, etc.)
– obras de infra-estrutura realizadas pelos governos estaduais.


5. Os mapas mostram os principais fluxos do comércio internacional de petróleo e os principais países exportadores e importadores desse produto, em dois momentos.



Adaptado de L'Organisation de l'espace mondial. Paris: Magnard Lycées, 1995.
Com base nos mapas:

A) apresente 2 (duas) mudanças significativas ocorridas no período 1972/1995;
Resposta
Entre as mudanças, o candidato pode indicar:
a diminuição das importações pela União Européia;
o aumento das importações norte-americanas;
surgimento de novas áreas produtoras (no México, no Mar do Norte, na China, na África, etc.)
surgimento de novos consumidores (Ásia de Sudeste, Brasil, Austrália);
surgimento de novos fluxos ligando novas áreas de produção às áreas de consumo.

B) estabeleça uma tipologia de países grandes consumidores de petróleo em relação a sua própria produção e exemplifique;
Resposta
países com grande produção mas também com grande consumo e por isso grandes importadores – Estados Unidos;
países não produtores mas grandes consumidores e grandes importadores – Japão;
produtores médios cuja produção é insuficiente para o consumo e complementam suas necessidades com importações – Brasil.

C) apresente 2 (duas) razões para a diminuição das importações de petróleo pela União Européia, no período considerado.
Resposta
Entre as razões o candidato pode apresentar:
aumento da produção do Mar do Norte (principal produtor a Noruega)
adoção de novas fontes energéticas (energia nuclear, novas soluções para o uso do carvão, energia eólica, etc.)
adoção de práticas racionais e de equipamentos mais eficientes
.

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