segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A terra treme em Minas Gerais


13/ 12/ 2007 - GEOLOGIA

A terra treme em Minas Gerais

Alberto Veloso

Foi lamentável, mas não surpreendente o resultado do terremoto de magnitude 4.9, em Minas Gerais, no último dia 9 – uma morte, pessoas feridas e casas destruídas. Era uma questão de tempo. Cedo ou tarde um terremoto poderia produzir vítimas por desabamento de construções. Isso ocorreu no distrito de Caraíbas, uma pequena comunidade do município de Itacarambi, no norte de estado. Por outras causas, terremotos já tinham causado mortes: uma pessoa por ataque cardíaco em São Paulo, outra em fuga no Ceará e um recém-nascido no Rio Grande do Norte, que ficou ao relento pelas constantes saídas dos pais da casa que ameaçava cair.

Alguns sismos brasileiros tiveram potencial para serem destrutivos, mas, até agora, a natureza tem sido benevolente. Os quatro maiores registrados - magnitudes entre 5.5 a 6.6 - tiveram seus epicentros no mar ou em zonas pouco habitadas. O de Caraíbas, apesar da magnitude moderada, possuía os ingredientes para produzir uma tragédia: foco raso e epicentro junto a um vilarejo com construções simples, sem condições de resistir a maiores acelerações do solo. Antes do evento principal, abalos menores enfraqueceram as construções. O tremor maior derrubou algumas casas e comprometeu as demais.

É oportuno relembrar fatos da sismicidade de Minas. O primeiro tremor noticiado foi em 1824. “Estendeu-se do Caxambú ao Picú, e na Campanha foi sentido. Apesar de não haver oscilado com abalos de dar a morte aos homens e animais, e romper-se a terra, contudo os edifícios sofreram, e os homens sentiram um choque balofo, surdo, trêmulo e abalante, que rapidamente deu-se”, escreveu o Dr. José Franklin da Silva Massena, em 1867.

O catálogo de sismos brasileiros assinala tremores em Campanha, Morro Grande, Pouso Alto, Itajubá, Passa Quatro, até chegarmos ao acontecimento do município do Serro, em 1872. Consta que, após um terremoto, o Rio do Peixe começou a crescer, causando inundações e deslizamentos de terra com destruição e mortes na localidade de Condado.

O próximo fato não se refere a um único terremoto, mas a três surtos de atividades em 1901, 1920 e 1934 que atingiram Bom Sucesso. A série de tremores ocasionou danos em construções, mas, sobretudo, desorganizou a vida da pacata cidade. Fecharam-se lojas e escolas, a insegurança cresceu e ninguém conseguia explicar o fenômeno. Depois do maior sismo, ocorrido em 31 de janeiro de 1920, com magnitude estimada de 4.0, parte da população abandonou a cidade em trens especiais cedidos pelo governo.

Em 1973, na divisa entre Minas e São Paulo, aconteceu o maior abalo induzido por reservatórios hidrelétricos do país – a ação da água em profundidade alterou o balanço das forças geológicas presentes na área, produzindo tremores localizados. Nesse caso, o sismo alcançou magnitude 4.2 e ocorreu na área dos reservatórios vizinhos de Porto Colômbia e Volta Grande, mas afetou principalmente a área rural do município mineiro de Conceição das Alagoas. Recentemente, abalos de terra com magnitude de 3.3 foram sentidos na região metropolitana de Belo Horizonte, inclusive nos bairros de Barreiro e Savassi, na capital.

Tremores de terra são relativamente comuns no norte de Minas. E é impossível predizer o desenrolar da sismicidade que ora atinge Caraíbas. Sismos menores continuarão acontecendo por algum tempo, mas a possibilidade de repetição de outro evento com magnitude similar, ou até maior do que o de domingo, não pode ser descartada, assim como a eventual migração dos epicentros para áreas vizinhas. Devido às incertezas do futuro e por se estar lidando com uma pequena comunidade, as autoridades mineiras – segundo notícias divulgadas – decidiram condenar todas as 76 casas existentes no povoado e transferir seus moradores para outra localidade. A solução seria muito mais complexa se tudo tivesse acontecido em uma cidade de porte maior.

A continuidade do monitoramento da área de Caraíbas permitirá aos pesquisadores da Universidade de Brasília apresentar justificativas científicas sobre a causa dos tremores. Isso mostra como estamos distantes das explicações míticas dos antigos moradores de Bom Sucesso, que acreditavam que os abalos sentidos eram produzidos pelo ronco de imensos jaús deslizando pelas águas do não-distante Rio das Mortes.
http://www.secom.unb.br/artigos/at1207-04.htm
Placas principais
Placa Africana
Placa da Antártida
Placa Australiana
Placa Euroasiática
Placa do Pacífico (rodeada pelo Círculo de Fogo do Pacífico)
Placa Norte-americana
Placa Sul-americana

Placas menores
Placa Adriática
Placa da Anatólia
Placa Arábica
Placa Caribeana
Placa da Carolina
Placa de Cocos
Placa Leste-Americana
Placa de Gorda
Placa Helénica
Placa Indiana
Placa Indo-Australiana
Placa Iraniana
Placa Juan de Fuca
Placa de Nazca
Placa das Filipinas
Placa da Somália
Placa de Scotia
Placa de Sunda
Placa de Tonga

Fonte: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos