terça-feira, 3 de março de 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2009 - Prova 1

1. Os extremos leste e oeste do estado do Rio de Janeiro apresentaram, no início do milênio, importante dinamismo demográfico.

Apresente um fator sócio-econômico que justifique a atração populacional para cada um dos grupos de municípios a seguir.
a) Macaé e Rio das Ostras.
b) Resende e Porto Real.

2. Na teoria urbana clássica, a hierarquia é considerada um dos principais compo-nentes da estrutura da rede de cidades. A figura abaixo apresenta cidades com diferentes níveis hierárquicos.


Explique o que determina o nível hierárquico das cidades na rede urbana.

3. No passado, a Bacia do Prata foi uma das principais rotas de escoamento dos metais preciosos da região andina.


Apresente um fator que explique a importância da Bacia do Prata para a integração da América do Sul aos mercados internacionais, na atualidade.

4. AS TRÊS FACES MARÍTIMAS DA ÁFRICA
O continente africano se abre a leste para o oceano Índico, a oeste para o oceano Atlântico e ao norte para o mar Mediterrâneo, o que possibilitou no passado − e continua a permitir no presente − a formação das mais diversas redes de relações culturais, econômicas e migratórias com diferentes partes do mundo. No passado, pelo oceano Índico, indianos exploravam rotas comerciais anos antes dos europeus; pelo Atlântico, o oeste africano foi fonte importante para o tráfico negreiro. Mas foi por meio do mar Mediterrâneo que as redes de relações sempre foram mais intensas e conflituosas.
Descreva dois tipos atuais de relações entre a África e a Europa, um de natureza conflituosa, outro de natureza não conflituosa.

5. O grupo de países emergentes conhecido pela sigla BRIC é composto por Brasil, Rússia, Índia e China. Esses países têm apresentado ritmos de crescimento superiores aos dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Todos os países que formam o BRIC têm ambições de se consolidar como grandes potências regionais, com projeção em escala global. No entanto, do ponto de vista geopolítico e militar, o Brasil se diferencia dos demais integrantes do grupo.
Apresente um aspecto que diferencie a geopolítica brasileira da dos demais países integrantes do BRIC.

6.


O mercado internacional de produtos de origem agrícola divide-se em dois grandes grupos: o das commodities como o trigo, a soja, o milho e o algodão, e o grupo dos produtos de alto valor unitário como o vinho, as flores e algumas frutas. Os merca-dos consumidores estão cada vez mais exigentes quanto às condições de produção des-ses dois grupos de produtos.
Apresente duas condições de produção:
a) das commodities agrícolas;
b) dos produtos de alto valor unitário.

7. Os Campos Naturais constituem um dos biomas sul-americanos há mais tempo ocupados para fins econômicos, mas conservam traços importantes de sua fisionomia original. Atualmente, a silvicultura econômica está se expandindo nesse bioma, tanto no Brasil como no Uruguai.



a) Apresente uma razão para a relativa integridade do bioma de Campos Naturais após séculos de sua utilização.
b) Apresente uma possível alteração no bioma ocasionada pela substituição dos Campos Naturais pelo cultivo florestal.


Gabarito:


GEOGRAFIA
QUESTÃO 1
a) Macaé e Rio das Ostras se beneficiaram da expansão dos serviços de apoio à prospecção e exploração de petróleo na Bacia de Campos. A vinda de técnicos qualificados fomentou a expansão urbana, estimulando a construção civil e atraindo mão-de-obra para toda sorte de serviços urbanos.
b) O crescimento demográfico dos municípios de Resende e Porto Real se deve à instalação de indústrias montadoras de automóveis e caminhões na década de 1990, favorecendo as migrações para a região em busca de postos de trabalho.
QUESTÃO 2
O nível hierárquico de cada cidade depende do seu tamanho populacional, da importância de sua base econômica, do número, qualificação e diversidade dos serviços urbanos ofertados e da densidade e amplitude das redes de transportes e telecomunicações.
QUESTÃO 3
Entre os fatores que explicam a importância atual da Bacia do Prata para a integração da América do Sul aos mercados internacionais estão: a presença de grandes áreas de produção de commodities agrícolas (como a soja), orientadas para o mercado internacional; a ocorrência de importantes jazidas de minério de ferro e de manganês na região fronteiriça entre Brasil e Bolívia, cuja produção também se destina ao exterior; a extensa rede fluvial, navegável em seus canais principais, permite a redução dos custos de transporte de grandes volumes de produtos de baixo valor unitário (commodities agrícolas e minerais) das regiões centrais da América do Sul para os mercados internacionais; ao longo da hidrovia Paraguai-Paraná se estruturam cadeias produtivas de grãos e minérios que articulam as regiões produtoras no interior com os portos e terminais localizados no estuário do Prata; a rota inversa é utilizada para a importação de
mercadorias transportadas em containeres e derivados de petróleo para as regiões centrais do continente sul-americano.
QUESTÃO 4
As relações de natureza conflituosa entre a Europa e a África resultam, principalmente, do crescimento lento das economias européias e da redução dos postos de trabalho que estão levando a um aumento das restrições ao ingresso de população de origem africana na Europa, favorecendo a eclosão de conflitos étnicos e religiosos e o recrudescimento da intolerância com relação aos imigrantes e seus descendentes;
Quanto às relações de natureza não conflituosa encontram-se: o comércio complementar de alimentos e bens industriais; o amplo espectro de trocas culturais; a modernização tecnológica da agricultura norte-africana por europeus; o investimento europeu na industria turística africana.
QUESTÃO 5
A geopolítica brasileira se diferencia da dos demais países do grupo dos BRICs pelos seguintes aspectos: o Brasil não possui armamento de destruição em massa; estabeleceu com a vizinha Argentina laços de cooperação pacífica nos setores nuclear e militar; estabeleceu com os países da costa africana e sul-americana a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul; sua projeção enquanto potência regional se dá preferencialmente de forma geoeconômica e não através
da dissuasão bélica.
QUESTÃO 6
a) Entre as condições de produção das commodities agrícolas encontram-se: cultivos realizados em grandes propriedades; alto grau de mecanização; aplicação intensiva de agroquímicos; baixa utilização de mão-de-obra por hectare cultivado; produção em grande escala com baixa diferenciação.
b) Entre as condições de produção das mercadorias de origem agrícola de alto valor unitário estão: produção em pequenas ou médias parcelas; uso intensivo de mão-de-obra; atributos naturais e culturais do lugar contribuem decisivamente para a composição do valor dos produtos.
QUESTÃO 7
a) A pecuária extensiva que ocupou vastas áreas dos Campos Meridionais, por suas caracte-rísticas de aproveitamento da vegetação natural e coexistência com a fauna nativa, bem como com as aves migratórias que utilizam o bioma em seus deslocamentos continentais, foi capaz de manter o bioma relativamente íntegro.
b) As áreas plantadas, principalmente com eucaliptus e pinus, alteram radicalmente as condições originais do bioma, contribuindo para a perda de biodiversidade e alteração do regime hidrológico.

Um comentário:

EDUARDO POISL disse...

Na margem do mundo
além dos meus olhos,
Belo,
Sei que o exílio será sempre
verdejante de esperança,
O rio,
Que não podemos atravessar
corre eternamente.
(Samuel Menashe)

Tenha um lindo final de semana cheio de amor e paz no coração
Abraços: Eduardo Poisl

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos