domingo, 19 de julho de 2009

Amazônia, floresta sul-americana


Para os brasileiros, a Amazônia é sinônimo de riqueza nacional. Mas a maior floresta tropical do mundo se espalha por oito nações e um território. Uma descoberta mesmo para quem crê conhecê-la


Dentro do Brasil estão 65% da selva. Mas Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa também se orgulham da floresta, e a usam como atrativo turístico.


A Amazônia tem o maior reservatório biológico da Terra - cerca de 30% das espécies terrestres de todo o mundo.


Um único arbusto da Amazônia brasileira pode ter mais espécies de formigas que as Ilhas Britânicas, e um só hectare, mais de 480 espécies de árvores.


Tão importante quanto a biodiversidade das espécies é a riqueza humana da floresta. Em países como o Equador, os indígenas construíram força política e hoje lutam pela preservação da selva


A bacia do Amazonas acolhe mais de 30 milhões de pessoas, das quais mais da metade vive em centros urbanos.


Entre os principais problemas está a extração ilegal de madeira. Este é apenas o primeiro passo de um ciclo que pode envolver atividades econômicas que vão da pecuária à agricultura mecanizada.


No Brasil, a pecuária é acusada de empurrar a fronteira agrícola do país para dentro de mata virgem. Atrás dela, viriam as plantações de soja, e teme-se que o mesmo ocorra com o etanol.


Hoje, estima-se que a Amazônia absorva cerca de 10% das emissões globais de CO2 provenientes da queima de combustíveis fósseis em carros e fábricas.


Para proteger sua floresta, os países sul-americanos têm adotado estratégias diversas. A Guiana, por exemplo, é a favor de entregar a gestão da selva para estrangeiros - idéia polêmica no Brasil.


Já a Colômbia afirma que sua porção de floresta é uma das mais protegidas. O plantio de coca e as fumigações do governo destroem a floresta, mas o conflito afugenta os grandes negócios de impacto.

BBC BRASIL

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos