segunda-feira, 6 de maio de 2019

Por que o eixo de rotação da Terra está se desviando cada vez mais?


Durante o século XX, o deslocamento médio atingiu cerca de 10,5 centímetros por ano e os especialistas estimam que o processo está se acelerando.


Ao longo do século passado, o eixo de rotação da Terra acumulou um deslocamento de mais de dez metros, conforme determinado por uma equipe de cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JLP, por sua sigla em inglês). ). Especialistas atribuem a já mencionada inclinação ao derretimento das geleiras na Groenlândia , embora também admitam que existem dois outros fatores de grande importância.


O fenômeno conhecido como " rebote glacial " tradicionalmente explica a mudança polar secular, disse o líder da equipe, Surendra Adhikari, em um relatório publicado pelo portal Earth Sky . No entanto, apenas cerca de um terço da inclinação da haste produzida no século anterior pode ser atribuída a ela.


Isso desvia o eixo de rotação da Terra. A direção observada do movimento polar, que é mostrada como uma linha azul clara, é comparada no gráfico com a soma (linha rosa) da influência da perda de gelo da Groenlândia (azul), o rebote pós-glacial (amarelo) e Convecção do manto profundo (vermelho). A contribuição da convecção do manto é altamente incerta - NASA / JPL-Caltech

A convecção do manto é outro fator proeminente e refere-se à camada de terra que está sob a crosta. Este fenômeno é responsável pelo "movimento de massa a longo prazo", e é considerado um "mecanismo chave" para encorajar o movimento do eixo.
A mudança climática acelera o processo

O degelo na Groenlândia e, em geral, o derretimento da criosfera ao redor do planeta é particularmente novo nos últimos anos, marcado pela mudança climática . Os cientistas estimam que este último fator irá acelerar o deslocamento neste século, superando o anterior, onde se desviou a uma velocidade média de 10,5 centímetros por ano.

Outro membro da equipe, Erik Ivins, explicou que isso mostra um "efeito geométrico" que ocorre quando as massas são redistribuídas. "Se você tem uma massa que é de 45 graus a partir do Pólo Norte neste caso Greenland ou Pólo Sul (tais como as geleiras da Patagônia), haverá um impacto maior sobre o eixo de rotação da Terra uma massa localizada bem perto do pólo ".

Os três factores principais foram identificados com a ajuda de uma simulação interactiva do movimento dos pólos, o que é o resultado de uma mistura de 283 modelos diferentes cryospheric processos, sismogênicas, oceano e água na terra.

3 comentários:

Clipping Path Service disse...

Nice article as well as whole site.Thanks.

BESTSITE disse...

Hi! Do you know if they make any plugins to help with SEO?야한동영상

MY SITE disse...

"First of all I would like to say awesome blog! I had a
quick question that I'd like to ask if you do not mind. I was interested to find out how you center yourself and clear your thoughts before writing.

I have had a tough time clearing my mind in getting my thoughts out.
I do enjoy writing but it just seems like the first 10 to 15 minutes are wasted just trying to figure out how to begin. Any recommendations or tips?
Kudos!"출장안마

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos