quinta-feira, 30 de maio de 2019

Cientistas explicam porque as mulheres vivem mais que os homens



O segredo é encontrado nos cromossomos de fêmeas de mamíferos, sugere novas pesquisas.


Pesquisadores da Universidade da Califórnia (Estados Unidos) revelaram uma descoberta que pode ser transcendental quando se trata de explicar a longevidade feminina.


Em todo o planeta, o tempo de vida das mulheres é mais longo do que o dos homens , e não é uma tendência única dos seres humanos, pois também ocorre em grande parte das espécies animais.

Agora, os cientistas dizem que esse fenômeno pode ser devido ao importante papel desempenhado pelo segundo cromossomo X que as fêmeas dos mamíferos possuem . Essa estrutura possui múltiplos genes associados ao cérebro e é essencial para a sobrevivência: basta que um X esteja faltando para que um organismo não possa viver.

Por outro lado, o cromossomo Y , típico dos machos, não é essencial para a sobrevivência e seu conteúdo genético é pequeno, exceto aqueles que desenvolvem características sexuais secundárias, como o trato genital masculino e a pilosidade facial.
A investigação

Para o experimento, os cientistas modificaram as combinações cromossômicas em ratos. Para além das combinações naturais XX -cromosomas para XY ovários e testículos fêmeas para machos cromossomas fez duas outras combinações de teste: cromossomas XX para os machos testículos e cromossomas XY para ovários fêmeas.

Do ponto de vista genético, os ratos eram idênticos, exceto pelos cromossomos sexuais, e seu crescimento era realizado em ambientes iguais. A vida útil daqueles com cromossomos XX foi maior do que aqueles com cromossomos XY.

Os ratos que tiveram uma combinação cromossômica XX e ovários foram os mais longos. Por sua vez, a combinação de cromossomos XX em machos com testículos ajudou a evitar a morte prematura de animais, mas não prolongou seu tempo de vida além da expectativa normal.

Um dos autores da pesquisa, Dr. Iryna Lobach explicou:


"POR UMA VIDA ÚTIL MAIS LONGA, OS RATOS PRECISAVAM TER OVÁRIOS E CROMOSSOMOS XX "

Ele também enfatizou que, se nos referirmos a um tempo de vida normal, seria indiferente se os animais tivessem ovários ou testículos.

Levou vários anos para conduzir a investigação porque o tempo para observar os roedores levou 30 meses, durante os quais eles morreram ou sobreviveram. O benefício de ter a combinação de cromossomos XX começou a se refletir quando os ratos ultrapassaram os 23 meses de idade.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos