quinta-feira, 2 de maio de 2019

Por que o petróleo é (ainda) um mal necessário



Shutterstock

Enquanto mais de 80% da energia consumida no mundo vem de combustíveis fósseis e os governos não apostam decisivamente no uso de energias alternativas, teremos que continuar a procurar e explorar recursos energéticos como o petróleo.


Esta mensagem pode não ser muito popular, é verdade, mas vamos rapidamente fazer uma pequena pesquisa. Estariam dispostos a fazer sem aquecimento em uma manhã fria de inverno? Você rejeitaria um voo barato para visitar Paris neste fim de semana? Você mudaria seu carro agora mesmo para uma scooter?

Sejamos honestos e, acima de tudo, realistas. Não verdade?

A prospecção de petróleo e a extração de gás por fraturamento hidráulico ( fracking ) levantam muitas e razoáveis ​​objeções. Apesar disso, a evolução futura da demanda poderia relançar essas atividades em países onde o petróleo e outros combustíveis fósseis são escassos.

Evolução do consumo global de energia a partir de combustíveis fósseis no período 1960-2015.

Evolução do consumo global de energia a partir de combustíveis fósseis no período 1960-2015. Embora o consumo tenha diminuído progressivamente nas últimas décadas, nossa dependência desses recursos ainda é de cerca de 80%. (Fonte: Banco Mundial ).
Um tesouro geológico

Mas qual é o motivo dessa escassez? É tão difícil obter petróleo?

Se pagamos tocateca aos principais produtores mundiais, claro que não. As coisas mudam se nos referirmos à sua formação geológica. Simplificar muito parece simples: você precisa transformar uma grande quantidade de matéria orgânica por um aumento progressivo da pressão e da temperatura.

Isso significa que se eu coletar alguns excrementos, eu o comprimir em um buraco no jardim e aquecê-lo com um maçarico Eu posso montar um posto de gasolina na entrada da casa?

Não. O processo é mais complexo e dura muito tempo. E não quero dizer a que precisamos deixar a cama num domingo de manhã. Estou falando do que os geólogos gostam tanto: milhares ou até milhões de anos.

Durante esse tempo, uma grande quantidade de restos de organismos deve ser preservada junto com outros sedimentos para formar um leito de rocha. O aumento de pressão e temperatura que essa rocha sofre ao ser enterrada ajuda a transformar a matéria orgânica em óleo e permite que ela se mova pelo subsolo.

O óleo formado precisa encontrar imediatamente outra rocha que a retenha como se fosse uma esponja. Essa rocha deve ter muitos poros e boa conectividade entre eles. Para entender um ao outro, o mármore polido da cozinha não valeria a pena.

Uma rocha impermeável que atua como uma vedação deve ser envolvida em torno deste armazém . Desta forma, o óleo ficará preso e não escapará naturalmente. Então, e só então, teremos um campo de petróleo.

Origem e formação de óleo.

Origem e formação de óleo. 1- Uma grande quantidade de restos de organismos e sedimentos formam o leito de rocha. 2 - Perto do leito de rocha deve estar localizada uma rocha de armazenamento que tenha muitos poros bem conectados e uma rocha de vedação que evite que o óleo formado escape para a superfície. 3- O aumento de temperatura e pressão transforma a matéria orgânica inicial da rocha mãe em óleo que migra para a rocha de armazenamento. (Modificado e adaptado da seguinte fonte: Cepsa )

Rumo à consciência ambiental

Os depósitos são perfurados, uma vez localizados, para obter o ouro negro . Não é de admirar que eles o chamem assim. Há menos e menos campos produtivos, ou eles são encontrados em áreas onde a extração é complicada e cara. Quando a era do petróleo terminará? Essa é a pergunta de um milhão de dólares!

Sabemos que, apesar de nossa dependência manifesta, devemos combater as conseqüências ambientais que derivam do uso de petróleo e outros combustíveis fósseis.

Vivemos em uma era em que expressões como "mudança climática" e "aquecimento global" se tornaram difundidas. Boa parte da opinião pública entende o alcance do problema e a necessidade de realizar ações contra ele.

Nem sempre é assim. É uma pena que muitos líderes políticos, ignorando as evidências científicas, tendam a minimizar a questão impulsionada por interesses particulares. Por exemplo, alguns governos insistem em não tomar todas as medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, os principais culpados pelo aumento da temperatura média do planeta.

A solução apropriada seria desacelerar o consumo desses recursos. A tarefa parece difícil, porque não os usamos apenas para obter energia. Quase todos os objetos que tocamos diariamente, desde o plástico das garrafas até as fibras sintéticas de nossas roupas, têm algum composto derivado do petróleo.

Felizmente, a Comissão Européia parece ter colocado as baterias e recentemente estabeleceu o fim da era dos combustíveis fósseis em seu território no horizonte de 2050.

Além dessas boas intenções, será necessário ver quais alternativas energéticas reais existirão para cobrir a demanda. Além disso, e essa é outra questão, que intenções albergam outros países não europeus cujo crescimento econômico continua ligado ao consumo desses combustíveis.

Mas até lá, sempre será melhor prevenir do que curar. Por favor, da próxima vez que você ligar seu carro ou decidir elevar o aquecimento de uma casa, lembre-se de que eles usam um recurso escasso com um forte impacto ambiental. Então não abuse. Leguemos um mundo melhor para as gerações futuras, mais habitáveis ​​e menos poluídas, um mundo em que elas possam andar ... mesmo numa scooter!

José Luis Casamor , Professor de Geologia Marinha da Universidade de Barcelona

Este artigo foi originalmente publicado no The Conversation . Leia o original .

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos