terça-feira, 21 de maio de 2019

Coma insetos, a solução para a crise alimentar e ambiental do planeta

 


O déficit alimentar em algumas regiões do mundo pode diminuir quando uma dieta baseada em insetos comestíveis começa a ser incorporada. Isso foi apontado por Giulia Muir, porta-voz da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em um relatório para a mídia russa Sputnik .

"Comida estranha"

Essa escassez de alimentos, aliada ao crescente interesse em produtos que também são orgânicos, também estão incentivando a humanidade a experimentar "alimentos estranhos" , entre os quais algumas espécies de insetos. A este respeito, Muir apontou:


Para muitas regiões, não é uma novidade, mas uma prática normal, e cerca de 2 bilhões de pessoas as consomem.


O especialista explicou que o valor nutricional desses animais varia de acordo com sua espécie, estágio de crescimento e habitat.


Em geral eles são ricos em proteínas, como peixes, eles contêm ácidos graxos saturados, que são benéficos para crianças desnutridas, assim como fibras, fósforo, magnésio e zinco.
Insetos como novas fontes de proteína

Por sua parte, Ivan Albano, diretor da fazenda de críquete Italian Cricket Farm,em Turim, também reitera a necessidade de encontrar novas fontes adicionais de proteína . E a este respeito, ele advertiu:


Se dermos uma olhada nas estatísticas de consumo, está claro que até 2050 não haverá proteína suficiente para todos, se não encontrarmos outra fonte.

Albano indicou que não há nada na natureza com um teor de proteína de 60-70% de peso seco. O dióxido de carbono gerado pela produção de um quilograma de proteína a partir de grilos é apenas 1% do que é gerado para obter a mesma quantidade de proteína de animais, como vacas ou galinhas . Como se isso não bastasse, os grilos ingerem 2.000 vezes menos água que as vacas , entre outros benefícios.


Quanto ao sabor, comer grilos é semelhante a provar nozes , enquanto a farinha derivada desses insetos deixa a mesma sensação no palato como avelãs.

A Italian Cricket Farm tem um programa de contêineres dedicado à criação de críquete, que tem a alternativa de ser instalado em qualquer lugar do mundo em contextos humanitários.
A comida do futuro

A porta-voz da FAO, Giulia Muir, prevê que nos próximos anos o Programa Mundial de Alimentos possa incorporar ingredientes obtidos de insetos em embalagens de alimentos nutritivos. Segundo o especialista, um bom sinal seria que os países europeus começaram a autorizar o consumo de insetos.


Talvez vejamos nos mercados mais produtos com ingredientes invisíveis produzidos por insetos, como farinha ou pó de críquete, nos últimos 10 anos apareceram barras energéticas e aperitivos, que seriam mais atrativos para o Ocidente.


No futuro, Muir prevê que se alimentam de insetos é toda uma tendêncianos países desenvolvidos, enquanto nos países onde isso já é um hábito, vai continuar a comer insetos, como parte da dieta tradicional .

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos