terça-feira, 14 de maio de 2019

Dez corais mais fantásticos do mundo



Ao longo da costa de uma das regiões desérticas do planeta, encontra-se um mundo submarino repleto de vida marinha. São os recifes de coral do Mar Vermelho. Com fronteira com o Sahara de um lado, e deserto da Arábia de outro, este recife tem mais de 1.200 milhas de comprimento . E existem há mais de 5.000 anos. Suas origens estão em algum momento antes do reinado dos antigos faraós egípcios. Eles fazem parte dos dez corais mais fantásticos do mundo.

10. Coral do Mar Vermelho


Abrangendo cerca de 6.300 milhas quadradas entre Península do Sinai, no Egito, e o Golfo de Aden, os recifes do Mar Vermelho são considerados um dos mais espetaculares do mundo.

Corais do mar vermelho

Os recifes do Mar Vermelho estão entre os mais resistentes e preservados.

9. Barreira de Coral da Mesoamérica, Caribe.

Os dez corais mais fantásticos

Centenas de espécies de peixes e muitos animais marinhos em perigo de extinção vivem nas águas do Caribe que cercam a Mesoamérica. Um dos maiores sistemas de recifes de coral do mundo.

É também um dos mais intensivamente estudados. Essa região é constantemente desafiada por muitas ameaças de uma só vez – peixes exóticos, subida do nível do mar, temperaturas da água em aquecimento, mudança química dos oceanos, barcos de turismo e navios.


Dois milhões de pessoas ao longo das costas do México, Belize, Guatemala e Honduras dependem diretamente do recife Mesoamericano para sua subsistência.

8. Barreira de coral em Florida Keys, Estados Unidos.


Durante séculos as águas rasas ao largo das ilhas de Florida Keys têm oferecido condições perfeitas para o desenvolvimento de recifes que estão entre os dez mais fantásticos do mundo.


7. Recife Apo, Filipinas.


Muitos anos de pesca intensiva – incluindo envenenamento por cianeto e dinamite que envolve, lançando explosivos no oceano para atordoar ou matar tudo nas proximidades – o Recife Apo, nas Filipinas, quase foi totalmente destruído no início de 1990. Sobrou apenas um terço.
O governo filipino proibiu a pesca nas 170 milhas quadradas em todo o tesouro submarino. Agora estão protegidos como parque nacional Apo Reef.

6. Barreira de Coral Andros, Bahamas.


Situado a cerca de uma a duas milhas ao largo da costa leste da ilha de Andros, nas Bahamas, com 124 milhas de comprimento, a barreira de Coral Andros é a terceira maior do mundo. Perde para o Belize Barrier Reef, e a famosa Grande Barreira de Corais da Austrália.


Mergulhadores podem explorar uma variedade de zonas dentro dos recifes.


Arraias, lagostas, polvos, moreias, tubarões tigre, tubarões de recife e barracudas podem ser encontrados em diferentes pontos ao longo do Andros Barrier Reef.

5. Barreira de Coral de Belize, Belize


Em 1971 o lendário Jacques Cousteau levou seu navio Calypso para o Recife Lighthouse, um pequeno atol de pouco mais de 40 milhas ao largo da costa de Belize. Ele mergulhou nos 400 pés de profundidade do Grande Buraco Azul. Ele é um sumidouro gigante com várias cavernas subterrâneas que inundaram após o nível do mar subir dezenas de milhares de anos atrás.


Os impactos do turismo, combinados com os danos ocasionados por navios de grande porte e tempestades devastadoras, como em 1998 quando o furacão Mitch destruiu 190 milhas de coral, fez com que a UNESCO nomeasse a Barreira de Coral de Belize como Patrimônio Mundial em Perigo.

4. Atol Maldivas- Chagos-Lakshadweep, Oceano Índico.


Os profundos tons de azul escuro do oceano parecem ser de outro planeta neste que também faz parte da lista dos dez corais mais fantásticos do mundo.


Os Atóis das Maldivas-Chagos-Lakshadweep são a maior coleção de pequenas ilhas amarradas juntas. São compostas por cerca de 1.300 ilhas e bancos de areia perto do equador, no Oceano Índico. Esses atóis são o lar de muitos corais não encontrados em nenhum outro lugar do mundo.

3. Recife Raja Ampat, Indonésia.


Espalhados por mais de 15.000 milhas quadradas ao largo da costa noroeste da Indonésia, o nome de “Raja Ampat” significa os “quatro reis”. As quatro principais ilhas são Batanta, Misool, Salawati e Waigeo. Elas se juntam com centenas de outros ilhotes para formar este grande sistema de recifes no coração do Triângulo de Coral.


A região é considerada a mais rica em termos de biodiversidade de coral. Só o recife Raja Ampat é o lar de mais de 550 espécies registradas.


2. Barreira de Recife Nova Caledônia- Nova Caledônia.


Um dos mais diversos e mais extensos sistemas de recifes de coral do mundo, o New Caledonia Barrier Reef, é também a segunda maior barreira, atrás apenas da Austrália. É um dos mais espetaculares e belos recifes do mundo, um lugar conhecido por sua água cristalina ao longo de 750 milhas pelo Pacífico Sul.


Na região já foram descobertos e classificados diversos novos tipos de vida marinha, peixes e invertebrados. As maiores ameaças são muitas vezes tanto naturais como provocadas pelo homem.

1.Grande Barreira de Coral da Austrália, Austrália.


Muito maior e mais imponente do que qualquer outro recife de coral na Terra, a Grande Barreira de Corais é tão grande (mais de 130.000 milhas quadradas) que é maior do que o Reino Unido e da Irlanda juntos. Essa barreira encabeça a lista dos dez corais mais fantásticos do mundo.


Localizado na costa do estado australiano de Queensland, muitas partes do recife são difíceis de alcançar. Exigem dias de viagem de barco. Mais de 1.500 espécies de peixes vivem na região. Assim como mais de 130 espécies diferentes de tubarões e raias, e sete espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção.


Infelizmente o grande recife está sob crescente estresse ao longo dos últimos 20 a 30 anos. Com o aumento das temperaturas dos oceanos, a acidificação das águas e o El Niño, o branqueamento do coral em massa, desde a década de 90, tem sido inevitável.



Mais da metade da cobertura dos corais da Grande Barreira da Austrália já foi perdida. Quaisquer que sejam as razões, a mensagem é clara: se você quiser ver a Grande Barreira de Corais, não espere muito tempo.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos