sábado, 4 de maio de 2019

Dessalinização - Este é o maior problema que existe para tornar a água marinha potável


Foto: EFE

Dadas as dificuldades de várias nações do mundo em obter água potável, principalmente na África e no Oriente Médio, vários estados buscam alternativas no mar. Um total de 177 países tem usinas de dessalinização para converter água do mar em água doce , o problema é que, além da porção de água potável, a quantidade de resíduos produzida é maior.


É sobre a salmoura e é muito. O subproduto salgado e químico que todas as plantas de dessalinização do planeta produzem durante um ano é suficiente para cobrir o estado da Flórida. Essa observação foi feita pelo Instituto de Água, Meio Ambiente e Saúde da Universidade das Nações Unidas, em artigopublicado recentemente na revista Science of the Total Environment.

A pesquisa revela que existem 1,5 litros de salmoura que resultam da obtenção de um litro de água . Isso significa que das 15.906 usinas de dessalinização em todo o mundo, 142 trilhões de litros de resíduos são produzidos por dia. De fato, metade dessa salmoura seria produzida conjuntamente pela Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar e Kuwait. E esses são apenas quatro países no Oriente Médio.
Riscos para o ecossistema marinho


"ALTA SALINIDADE E BAIXOS NÍVEIS DE OXIGÊNIO DISSOLVIDO PODEM TER UM PROFUNDO IMPACTO SOBRE OS ORGANISMOS BENTÔNICOS"

A intenção desses pesquisadores da Holanda, Canadá e Coréia do Sul é alertar sobre os planos de resíduos que devem ser executados para evitar grandes danos ao meio ambiente.O estudo não conclui que as usinas de dessalinização são prejudiciais, mas adverte sobre os riscos envolvidos Deite fora a água salgada não tratada.

A primeira planta de dessalinização no Reino Unido, em Beckton, Inglaterra Foto: Getty

Um plano para esse nível de desperdício é necessário e cada país executa práticas diferentes. Alguns derramam essa salmoura em tanques de evaporação, enquanto outros a despejam através de esgotos e até mesmo do oceano, que é extremamente tóxico para a vida marinha devido às altas concentrações de sal e outros produtos químicos, como cloro e cobre.

Edward Jones, principal autor do estudo e que agora trabalha na Holanda para a Universidade de Wageningen, diz que a salmoura derramada no mar gera uma diminuição nos níveis de oxigênio na água .

Os organismos bentônicos são aqueles que apresentam maior risco como consequência da alta salinidade induzida adicionada à depleção de oxigênio. Tudo isso teria um profundo impacto ecológico que afetaria a cadeia alimentar no ecossistema marinho.
A reutilização como proposta

Voltar a tratar a salmoura pode ser uma solução para o mar, mas os autores do estudo sugerem que a reciclagem é uma forma de extrair valor econômico . Antes de descartá-lo indiscriminadamente, pode-se pensar em usá-lo para irrigar cultivos de água salgada toleráveis. Outra maneira é recuperar minerais como cloro, cálcio e sal para reutilização ou aproveitar as usinas hidrelétricas.

É necessário que os países com usinas de dessalinização sejam pioneiros no manejo adequado de seus resíduos salgados antes que ocasionem danos maiores a seus recursos ambientais. O problema poderia ser aumentado aumentando a necessidade de dessalinização em outros países.

Contaminação de salmoura não é um problema atual, mas seria no futuro. Deve-se levar em conta que a tecnologia de dessalinização é relativamente barata e que constitui uma alternativa viável para países com necessidade de água potável.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos