sábado, 11 de maio de 2019

Como o Monte Everest também se tornou o maior depósito de esterco do planeta



Milhares tentaram para emular a façanha de Edmund Hillary, Nova Zelândia alpinista valente que conseguiu para chegar ao cume do Everest em 1993. Alguns conseguiram, mas a maioria foi encalhado na estrada, bem como toneladas de resíduos foram acumulando ao longo dos anos para transformar o topo do mundo em uma paisagem triste.


No impetuoso e perigoso Everest permaneciam os corpos de muitos caminhantes que, estando em locais de difícil acesso, não puderam ser recuperados. Mas o principal problema vem do lixo deixado pelas centenas de turistas que o visitam: tendas, equipamentos de escalada quebrados e uma quantidade absurda de excremento. O alpinista sherpa Pemba Dorje disse que:


"É nojento, uma monstruosidade." Como ele assegurou, a montanha está movendo toneladas de lixo.
Um plano para reduzir o desperdício

Várias iniciativas para tentar incentivar os escaladores a reduzir seus resíduos foram implementadas. No Tibete, por exemplo, eles cobram-se para US $ 100 por quilo de lixo deixado nas montanhas e em fornecedores de equipamentos Nepal cobrar até para $ 4.000 depósito reembolsável se cada pessoa traz, pelo menos 8 quilos de lixo.


No Nepal, a iniciativa foi usada pelos caminhantes para coletar cerca de 25 toneladas de lixo e 15 toneladas de excrementos. Mas tendo em conta o panorama geral, que representa apenas uma pequena porção do lixo que está alojado na montanha. E o problema com multas é que, se um montanhista já está gastando US $ 100.000 na caminhada, ele provavelmente não se importará de perder o depósito.
Um atoleiro de banquinho

Um relatório de 2016 revelou que a cada estação os sherpas locais extraem mais de 11 toneladas de fezes humanas da montanha . O problema é que eles são jogados em uma cidade próxima, transformando a paisagem em um verdadeiro inferno de putrefação para os habitantes locais. E se não bastasse ter que conviver com isso, durante a estação das monções (ventos sazonais) o lado do rio torna-se um espetáculo que ninguém iria querer ver.

Em um esforço para acabar com a poluição no Everest, e além do árduo trabalho dos moradores locais para limpar as montanhas, os engenheiros buscaram maneiras de converter essas covas de resíduos em uma usina de biogás . Ou seja, transformar os milhares de quilos de resíduos biológicos em combustível renovável. No lado chinês, as limpezas conseguiram reduzir até 8,5 toneladas de lixo, enquanto o Comitê de Controle de Poluição do Nepal, Sagarmatha, vem implementando programas de limpeza desde 1991.


É claro que o melhor seria que cada caminhante se comprometesse a não continuar deixando lixo na montanha. Mas até que isso aconteça, se isso acontecer, o topo do mundo permanecerá o despejo mais alto no mundo, graças aos turistas ricos que não se importam a sujeira e trilha nojento de devastação que deixam para trás.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos