sábado, 20 de novembro de 2010

Notícias Geografia Hoje

Agricultura moderna ajuda a evitar o aquecimento global
Avanços tecnológicos reduzem emissões de gases de efeito estufa e a necessidade de converter florestas em terras agrícolas
por Colin Sullivan
DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA DOS EUA
Colhendo os benefícios: a agricultura intensiva era vista como inimiga do meio ambiente
A agricultura moderna de alto rendimento reduziu a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera da Terra, de acordo com surpreendente estudo de pesquisadores da Stanford University.

Os avanços tecnológicos na agricultura ajudaram, assim, a reduzir a necessidade de derrubar florestas para transformá-las em terras agrícolas, diz o estudo. Tal conversão envolve a queima de árvores e outros depósitos naturais de carbono, o que aumenta as emissões de carbono, metano e óxido nitroso.

Se não fosse pelas técnicas de melhoria de produtividade, que ajudaram dramaticamente as empresas agrícolas a produzirem mais com menos terras, os autores do estudo disseram que um adicional de 13 bilhões de toneladas de CO2 por ano teria sido liberado para a atmosfera.

"Nossos resultados contestam a noção de que a agricultura moderna intensiva é ruim para o meio ambiente de maneira geral", disse Jennifer Burney, autora de um artigo sobre a agricultura de alto rendimento, a ser publicado on-line pela Proceedings of National Academy of Sciences.

Globalmente, o estudo estimou que novos métodos agrícolas evitam a emissão do equivalente a 590.000 milhões de toneladas de CO2. Isso significa 1/3 da produção total mundial de gases de efeito estufa desde 1850, ano frequentemente citado como o início da Revolução Industrial no Ocidente.

“Toda vez que os terrenos florestais são preparados para a agricultura, o carbono que estava preso na biomassa é rapidamente liberado para a atmosfera", disse Burney, pesquisador de pós-doutorado em Stanford.

O co-autor do estudo da Stanford University, Steven Davis, acrescentou que gastos com pesquisa agrícola são um dos melhores e mais baratos meios de impedir novas emissões de gases de efeito estufa. Os pesquisadores concluem argumentando que a melhoria das colheitas faz parte de uma política destinada a reduzir esses gases.
Scientific American Brasil

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos