terça-feira, 16 de novembro de 2010

Notícias Geografia Hoje

Paradoxo ecológico: ecossistemas decaem, mas a vida melhora
Apesar de indicadores positivos, pesquisadores alertam que estamos acumulando problemas para o futuro
por David Biello
Nasa
Durante décadas, ambientalistas apocalípticos (e outros) têm alertado da desgraça iminente da humanidade, em grande parte como resultado da nossa utilização não sustentável e os impactos sobre os sistemas naturais do planeta. A mais recente avaliação global dos ecossistemas descobriu que 60% estão em declínio.

No entanto, nesse momento a mesma humanidade nunca esteve melhor. Nossos números continuarão crescendo, a esperança de vida aumentando, a mortalidade infantil em declínio e o recorde de crescimento econômico.

Esses são os melhores tempos ou o pior de todos os tempos? Ou os dois? Na edição de setembro da BioScience, um grupo de cientistas tenta conciliar os conflitos e responder à pergunta: "Como é que o bem-estar humano continua melhorando com o declínio dos ecossistemas?"

Os autores, liderados pela geógrafa Ciara Raudsepp-Hearne, da McGill University, oferecem quatro hipóteses para este paradoxo ecológico: os seres humanos são na verdade piores do que pensávamos; a capacidade de produzir alimentos supera todos os outros serviços do ecossistema; a tecnologia nos permitiu transcender o ambiente e os efeitos nocivos da degradação ambiental; o pior ainda está para vir.

Qualquer pessoa que tenha estudado o assunto pode dizer que a humanidade nunca esteve melhor. O "índice de desenvolvimento humano", uma medida global da expectativa de vida, alfabetização, escolaridade e renda per capita nacional, nunca foram maiores. "Bem-estar humano está, em média, em crescimento", escrevem os autores.

Quanto à agricultura, é bastante claro que é um dos mais importantes serviços do ecossistema a humanidade. Isso certamente é uma lição da "Revolução Verde" que evitou a fome de muitos ambientalistas responsáveis pela previsão apocalíptica em 1970. Ao mesmo tempo, unidades de produção causam terríveis danos ecológicos, como a perda de habitat e diminuição da biodiversidade.

Estamos simplesmente acumulando problemas para o futuro, como o aumento dos níveis de CO2 na atmosfera. Como os pesquisadores colocaram: "Embora haja muitas defasagens importantes nos sistemas da Terra, as conseqüências dessas defasagens para o bem-estar não são claras.”

Uma coisa é clara: vivemos em uma era dominada pelo homem, em que tudo, desde a atmosfera até as camadas de rocha, é afetado por atividades humanas. Gestão não é mais um luxo. É melhor melhorarmos isso.

Scientific American Brasil

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos