terça-feira, 16 de novembro de 2010

Notícias Geografia Hoje

Um quinto de mamíferos, aves e anfíbios está ameaçado de extinção
Alerta é da conferência sobre diversidade biológica realizada no Japão
por John Platt
Wikipedia
Bonobo (Pan paniscus), uma das espécies da lista
Um quinto dos vertebrados do mundo está ameaçado de extinção. Esse foi o tema da 10 ª Conferência da Convenção sobre Diversidade Biológica que ocorreu no Japão este ano, durante a qual uma equipe de 174 cientistas apresentou uma avaliação do risco espécies de vertebrados de todo o mundo.

Segundo o estudo, publicado no 28 de outubro na revista Science, o número de espécies ameaçadas de extinção aumentou dramaticamente nas últimas quatro décadas, ultrapassando a "taxa de fundo" normal de extinção. A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas conta, atualmente, com 25.780 vertebrados ameaçados, e uma média de 52 espécies tornam-se ameaçadas a cada ano (com base nas categorias de risco da IUCN).

"A espinha dorsal da biodiversidade está sendo destruída", declarou o entomologista da Harvard University, Edward O. Wilson. "Um pequeno passo até a Lista Vermelha é um salto gigantesco para a extinção.”

Mas os esforços de conservação atuais estão longe de serem adequados. De acordo com um segundo estudo, também apresentado na conferência e publicado na mesma edição daScience, o mundo teria de gastar 10 vezes mais do que atualmente gasta com a conservação, a fim de deter a extinção de muitas espécies. "Não há dúvida de que as vias de desenvolvimento de negócios como de costume, levarão à perdas catastróficas da biodiversidade", disse um dos principais autores do segundo estudo, Paul Leadley da Universidade de Paris-Sud. "Mesmo os cenários otimistas para esse século consistentemente preveem extinções e diminuição da população de muitas espécies."

Os autores ressaltam que todas as mudanças nas espécies de tamanho da população e distribuição refletem na saúde e no bem-estar da espécie dominante do planeta: os seres humanos. Se as espécies estão em vias de extinção, é uma indicação da saúde a longo prazo de nossa própria espécie, e precisamos estar conscientes do impacto que causamos em nosso próprio ecossistema.
Scientific American Brasil

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos