quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - 1999


Geografia
Prova discursiva realizada no dia 11/12/98


1

A partir de meados dos anos 50, as contradições da ocupação do solo da cidade do Rio de Janeiro intensificaram-se bastante. O aumento da densidade populacional, a concentração de atividades e a necessidade de diversificar as opções de investimento reduziram as questões urbanas a um problema viário e passaram a exigir soluções imediatas. As transformações da forma e do espaço urbano acabaram por privilegiar o transporte individual.


a) Apresente duas críticas à opção pelo transporte individual.


b) Indique duas intervenções no espaço urbano do Rio de Janeiro, realizadas nas décadas de 80 e 90, que facilitaram a circulação no seu interior.




Resposta

a) O candidato poderá apresentar suas críticas levantando os problemas resultantes da circulação diária de um enorme número de veículos individuais, tais como: consumo excessivo de combustível, aumento da poluição e intermináveis congestionamentos no trânsito.
O candidato poderá apresentar suas críticas apontando as questões resultantes da deficiência dos transportes coletivos que obrigam os grupos sociais de maior renda a optarem pelo transporte individual o que gera problemas como os acima levantados; por outro lado obrigam a população de baixa renda, dominante na cidade, a se sujeitar, em seu deslocamento diário para o trabalho e para casa, a transportes numericamente insuficientes, cheios demais, barulhentos , lentos, inconfortáveis, sem manutenção e muitas vezes dirigidos por profissionais despreparados para lidar com o público.

b) O candidato poderá indicar, entre outras, as seguintes intervenções: a construção da Linha Vermelha, a construção da Linha Amarela e o alargamento das vias de circulação na Zona Oeste.





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2


Entre os indicadores adotados para medir a "força" de um país no cenário internacional, podemos destacar:

1. as riquezas naturais e os recursos humanos;

2. o grau de participação nas decisões internacionais;

3. a importância da pesquisa, o avanço tecnológico e a capacidade de difusão cultural;

4. o valor do PIB, o valor do PIB por habitante, os resultados setoriais da atividade econômica e os indicadores de desenvolvimento humano;

5. a capacidade de mobilização em torno de valores comuns.


Tendo como referência a proposta acima:

a) cite e analise dois indicadores que permitem situar o Brasil como potência regional.


b) apresente dois indicadores que mostram o Brasil como um país periférico.



Resposta

A resposta dessa questão dependerá dos indicadores escolhidos pelo candidato.
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3


A partir de 1950, o turismo passou a ser um "fenômeno de massa" e, devido aos recursos que movimenta, uma atividade importantíssima na economia mundial.


a) Apresente dois fatores que expliquem a transformação do turismo em "fenômeno de massa".


b) Desenhe, no mapa, um importante fluxo turístico indicando o pólo de emissão e o de recepção. Analise a importância econômica, para o país de recepção, do fluxo turístico indicado.

Resposta

a) Os candidatos poderão apresentar entre outros fatores: transportes cada vez mais eficientes e relativamente mais baratos, que encurtam distâncias e viabilizam os deslocamentos de grandes massas de turistas; maior competitividade entre as empresas hoteleiras e de agências de viagens que oferecem os chamados "pacotes" vantajosos aos consumidores.

b) A resposta da primeira parte dessa questão dependerá do polo de emissão e do polo de recepção escolhidos pelo candidato.
Na segunda parte da questão é possível incluir de forma genérica, como importante: a melhoria da infra-estrutura; a melhoria na balança de pagamentos devido à entrada de divisas no país e o aumento do nível de emprego, destacadamente nos setores de comércio e serviços.

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