quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - 1998


Geografia
Prova discursiva realizada no dia 12/12/97


1

Crescem as queimadas na Amazônia


A fronteira do fogo se expandiu
no interior do Brasil. Dados de
satélite indicam que, este ano,
a quantidade de queimadas na
região amazônica é a maior da
década. Os focos de incêndio
se concentram em uma faixa
que corta o sul da Amazônia.
Jornal do Brasil, 27 de setembro de 1997.


A manchete acima denuncia uma prática de destruição da cobertura florestal dos trópicos úmidos, que, além de ser um importante banco genético de alimentos, remédios e numerosas outras matérias-primas, cria condições ambientais vitais.


Apresente três dessas condições ambientais.

Resposta:

Entre as condições ambientais criadas pela cobertura florestal podemos apresentar:

1) a estabilização do solo ao protegê-lo do impacto direto das chuvas e do escoamento acelerado das águas superficiais.

2) a regularização climática através da evapotranspiração que mantém constantes os índices pluviométricos e as temperaturas.

3) a manutenção da fertilidade dos solos através do fornecimento constante de material orgânico e da retenção de elementos nutrientes ao impedir a intensificação da lixiviação.

4) a depuração de diferentes formas de poluição.

5) a regulação da rede hidrográfica.

6) o abrigo da fauna.




--------------------------------------------------------------------------------

2

Observe os mapas que representam dois momentos da organização territorial mundial, ao longo do século XX.



Extraído de HAGNERELLE, M. ( Org.).
"Organisation de L'Espace Mundial".
Terminales. Paris: Ed. Magnard, 1995.


A partir da figura:

a) Explique a diferença entre o momento "before" (antes) e o momento "after" (depois).

Resposta:

a) Antes vemos uma Europa Ocidental fragmentada e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, como o próprio nome sugere, unida. Depois inverte-se a situação: a Europa Ocidental aparece como um espaço único, enquanto a URSS se fragmenta.


b) Apresente dois fatores que promoveram as mudanças entre os dois momentos.

Resposta:

· A crise do socialismo real que levou à desestruturação da URSS; esse processo teve início com as propostas de reforma - a perestroika e a glasnost - feitas por Gorbachev que demonstraram, na prática, a fragilidade do modelo de desenvolvimento adotado. A desestruturação da União Soviética deu origem a numerosos estados reunidos, posteriormente, na Comunidade dos Países Independentes (CEI).

· O avanço da formação da União Européia, inclusive com a adoção de uma moeda única, como ficou acordado pelo tratado de Maastricht.

· A atual organização territorial expressa a transformação do mundo bipolar da Guerra Fria num mundo multipolar, onde se destaca o bloco geo-econômico europeu. O papel da Rússia - o país mais poderoso da ex- URSS - nessa nova ordem mundial, ainda está indefinido devido aos problemas internos pelos quais vem passando.



--------------------------------------------------------------------------------

3

A partir de 1950, como resultado das condições em que ocorreu o processo de modernização da economia brasileira, acelerou-se o processo de urbanização da população.


A distribuição espacial da população é marcada pela metropolização. As cidades com mais de um milhão de habitantes, que eram duas em 1960, passaram a ser cinco em 1970, dez em 1980 e doze em 1991.



Os dados do recenseamento de 1991 parecem confirmar a tendência que os anos 70 já vinham registrando: o aumento do número de cidades médias, mas principalmente das grandes cidades médias.


Para o caso das metrópoles nacionais - Rio de Janeiro e São Paulo:


a) explique duas razões da aceleração do processo de urbanização.

Resposta:

· Os investimentos de capital feitos pelo Estado, pelas empresas transnacionais ou pelos grandes grupos privados nacionais se deu de forma concentrada no espaço, manifestando a dinâmica de uma economia monopolista que concentrava produção, força de trabalho e mercado no Rio de Janeiro e em São Paulo.

· A diversificação da base industrial, ocorrida a partir de 1950, com destaque para as indústrias de bens de consumo duráveis, criou uma situação de economia de aglomeração onde indústria atrai indústria. Essas por sua vez atraem serviços e força de trabalho.

· A modernização da produção agrícola expulsou grandes contingentes do campo, que procuravam Rio e São Paulo, que ofereciam maiores e melhores oportunidades de emprego.


b) apresente dois fatores responsáveis pela redução do ritmo relativo do crescimento das duas metrópoles.

Resposta:

· As economias de aglomeração que caracterizaram a concentração industrial, até 1980, se esgotaram, fazendo com que os investimentos produtivos migrassem para as médias cidades que ofereciam condições econômicas e sociais mais atraentes.

· Os Planos Nacionais de Desenvolvimento, implementados a partir dos anos 70, promoveram a desconcentração industrial, favorecendo o surgimento de novos polos industriais fora do eixo Rio - São Paulo.

· A redistribuição das atividades econômicas redimensiona os movimentos da população que buscam, agora, as cidades médias de maior importância.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos