domingo, 5 de agosto de 2012

Notícias Geografia Hoje

Telescópio da Nasa descobre quinta lua de Plutão
Imagens do Hubble mostraram mais um corpo celeste orbitando o planeta anão. O novo satélite, batizado de P5, tem entre 10 e 24 km de diâmetro
A foto mostra cinco luas orbitando o planeta anão Plutão (Foto: NASA/ESA/M. Showalter, SETI Institute)

Imagens capturadas pelo Telescópio Espacial Hubble, da Nasa, revelaram um corpo celeste que os astrônomos acreditam ser a quinta lua de Plutão. Batizada de P5, a lua tem forma irregular, com diâmetro que varia de 10 a 24 quilômetros e está orbitando o planeta anão a uma distância aproximada de 93 mil quilômetros.

Os cientistas estão intrigados com o fato de um astro tão pequeno ter uma coleção tão complexa de satélites. A Terra, por exemplo, tem apenas uma lua e um diâmetro cerca de cinco vezes maior que o de Plutão. 
A nova descoberta fornece aos astrônomos pistas adicionais sobre como o sistema do planeta anão se formou e evoluiu. A teoria mais aceita pela ciência é de que todas as luas são relíquias de uma colisão entre Plutão e outro grande objeto há bilhões de anos atrás.

Luas de Plutão
A maior lua do planeta anão, Caronte, foi descoberta em 1978 a partir do Observatório Naval dos Estados Unidos. Em 2006, observações do Hubble descobriram duas novas pequenas luas, Nix e Hidra. Em 2011, foi a vez de P4, também a partir de dados do Hubble.

A quinta lua, P5, foi detectada em nove conjuntos separados de imagens, capturadas pelo telescópio em 26, 27 e 29 de junho e em 7 e 9 de julho. A descoberta reúne cientistas do Instituto Seti (sigla para “busca por inteligência extraterrestre”), da Universidade Johns Hopkins e do Southwest Research Institute, todos nos Estados Unidos.

New Horizons
Uma sonda da Nasa, a New Horizons, está a caminho do pequeno planeta e deve fazer um sobrevôo histórico em 2015. De acordo com os cientistas, a visão poderosa do Hubble, que culminou na descoberta de P5 e de outras luas, vai ajudar na navegação da sonda pelo sistema de Plutão, evitando potenciais riscos de colisão com outras partículas - como o instrumento vai navegar a quase 50 mil km/h, até mesmo pequenas colisões podem destruí-lo.
Revista Època

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos