Serra Pelada reaberta
Companhia de Desenvolvimento Mineral (CDM) explora Serra Pelada
Desratização radical na Austrália
Financiamento verde
A Nossa Caixa Desenvolvimento, agência de fomento do Estado de São Paulo, lançou em março a Economia Verde, linha de crédito para pequenas e médias empresas que busca ajudar na redução de emissões de gases-estufa. O dinheiro pode ser usado, por exemplo, na troca de equipamentos por outros menos poluentes ou na compra e instalação de aparelhos para produzir energia renovável. O financiamento tem taxa de juros de 6% ao ano e prazo de até cinco anos para pagamento.
Movimento pró-água
A cervejaria AmBev lançou em março um ambicioso projeto em defesa de sua principal matéria-prima, a água: o Movimento Cyan. A iniciativa, feita em parceria com a ONG holandesa WWF, envolve a adoção das bacias hidrográficas onde a empresa tem fábricas (a primeira delas é a do Corumbá, no Distrito Federal), ações educativas de conscientização das populações locais e um site próprio, owww.movimentocyan.com.br. Para Samuel Barreto, diretor da WWF, as medidas darão resultado a longo prazo e deverão trazer lucro à AmBev.
Atum, mais do que nunca em perigo
Apuros chineses
Maior poluidor do mundo, a China tem investido muito para reverter a deterioração ambiental que enfrenta, mas a situação apresenta pioras, reconheceu o governo em março. O principal culpado ainda é o carvão, cuja queima produz até 70% da energia consumida no país, mas o lixo urbano e a água usada na agricultura já se destacam nesse quadro. Entre 2006 e 2009, a China reduziu seu consumo de energia por unidade de PIB em 14%; no entanto, precisa cortar mais 6% em 2010 para atingir sua meta quinquenal.
A Philips lançou seu programa de recolhimento de aparelhos antigos. Donos de eletrodomésticos das marcas Philips e Walita podem verificar o estabelecimento mais próximo para entrega ligando para a central de atendimento ao cliente – (11) 2121-0203 na Grande São Paulo; 0800-701-0203 nas demais regiões – ou acessandowww.sustentabilidade.philips.com.br
A ONG Renctas e o Grupo Itapemirim, de transporte rodoviário de passageiros, fizeram uma parceria para exibir, até dezembro, um vídeo sobre o combate ao tráfico de animais silvestres em complexos de cinema situados em shoppings de Brasília, Guarulhos, Niterói, Guarapari e mais 11 capitais. O vídeo está disponível no sitewww.renctas.org.br.
A rede Cinemark passou a preparar a pipoca vendida em seus complexos no País com óleo de girassol com Ômega-9. Entre outros benefícios à saúde, o produto reduziu em 33% a gordura saturada da pipoca, além de diminuir o LDL (o colesterol ruim), aumentar o HDL (colesterol bom) e inibir o surgimento de doenças cardiovasculares.
O McDonald’s desenvolveu uma iniciativa que pode reduzir em até 15% o consumo de água de suas unidades: usar a água condensada do sistema de ar condicionado para limpar a área externa e regar jardins. A ideia, nascida num restaurante da rede em Natal (RN), deverá ser levada a outros 18 países da América Latina.
Revista Planeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário