quinta-feira, 12 de setembro de 2019

A Era do Plástico: É assim que eles chamarão os tempos em que estamos vivendo?


Um estudo indica que a quantidade de micropartículas de plástico vem dobrando a cada 15 anos desde 1940.


Cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego (Estados Unidos) indicaram que o antropoceno , uma era geológica caracterizada pelo impacto global das atividades humanas, poderia ser definido pelas camadas de plástico nos sedimentos. Mesmo esses mesmos especialistas assumem que poderia ser chamada de Era do Plástico .


O trabalho, publicado recentemente na revista Science, mostra seus resultados da análise de camadas anuais na costa da Califórnia desde 1834.

Esta é a primeira análise detalhada do aumento da poluição de plásticos nos sedimentos que demonstrou o aumento da produção de plástico nos últimos 70 anos. Desde a década de 1940, a quantidade de plásticos microscópicos dobrou aproximadamente a cada 15 anos.

A esse respeito, Jennifer Brandon , líder de pesquisa, disse ao The Guardian :


O plástico foi inventado e quase imediatamente podemos vê-lo no registro sedimentar.
Direto para os oceanos

Os cientistas estimam que o desperdício de plástico está fluindo incontrolavelmente para os oceanos, já que a maioria das partículas encontradas acabou por ser fibras de fibra sintética usadas em roupas. Isso significa que não há remoção adequada de partículas nas residências ou nas estações de tratamento de águas residuais . Sobre esse assunto, Brandon disse:


É ruim para os animais que vivem no fundo do oceano: recifes de coral, mexilhões, ostras, etc. Mas o fato de ele estar entrando em nosso registro fóssil é mais uma questão existencial
"A era do plástico"


O líder deste estudo tem pavor de pensar que nossas gerações são lembradas ou apontadas pelo uso desenfreado de plástico e por todo o impacto que isso implica para o meio ambiente e a humanidade. E adicione:


Todos nós aprendemos na escola sobre a Idade da Pedra, a Idade do Bronze e a Idade do Ferro. Isso é conhecido como Idade do Plástico?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou através de um relatório publicado em agosto passado sobre a contaminação do meio ambiente por microplásticos. O documento destaca que esse tipo de partículas foi detectado na água do mar, esgoto, ar, chuva, alimentos e até na garrafa e na água da torneira. Como a entidade alerta, existem sérios riscos potenciais para a saúde humana devido aos componentes químicos dessas partículas.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos