segunda-feira, 9 de setembro de 2019

O verdadeiro impacto ambiental causado pelas scooters elétricas


Uma investigação revela que as scooters elétricas geram mais poluição do que outros meios de transporte, como bicicletas.


As scooters elétricas não são mais apenas uma moda passageira, elas se tornaram uma alternativa de transporte para distâncias curtas em muitos países do mundo. De fato, esses veículos são promovidos como uma opção ecológica. Mas um estudo recente publicado na revista Environmental Research Letters indica que eles contaminam mais do que se pensa e podem até causar um impacto ambiental significativo.


A investigação, realizada pela Universidade da Carolina do Norte (EUA), mostra que os materiais utilizados para a fabricação dos elementos da scooter (estrutura, rodas e bateria) e as empresas responsáveis ​​por sua coleta , distribuição e carga são responsáveis ​​por um maior impacto diário das emissões de gases de efeito estufa em comparação com outros meios de transporte.

Existem duas áreas que causam esse impacto ambiental devido ao uso de scooters elétricas. Por um lado, as emissões geradas com a produção dos elementos utilizados em cada scooter. Por outro lado, a poluição que envolve o uso de outros veículos para coletar e transportar scooters elétricos.

Para determinar o verdadeiro impacto das scooters, os cientistas analisaram quatro aspectos que envolvem seu uso: a produção dos materiais e seus componentes, o processo de fabricação, a transferência da scooter para as cidades de destino e a coleta, carregamento e distribuição. Os autores apontam em seu estudo:


Tanto o baixo uso diário da scooter elétrica quanto a baixa vida útil da scooter mostram impactos muito altos no aquecimento global causado pela fabricação e pelas cargas de material, distribuídas em um número menor de quilômetros de passageiros percorridos durante a vida útil da scooter. elétrico



O ciclo de vida das scooters elétricas

Outra implicação ambiental desse novo meio de transporte, que não está relacionado à produção das próprias unidades, é o seu ciclo de vida . Os resultados do estudo mostram uma alta sensibilidade associada à vida útil das scooters elétricas. Os cientistas compararam diferentes análises dos ciclos de vida publicados anteriormente de carros, ônibus, ciclomotores e bicicletas elétricas com o ciclo de vida das scooters elétricas, cujo uso por dois anos pode diminuir as emissões médias por passageiro. Isso significa que quanto mais tempo a scooter permanecer em serviço, mais ela precisará compensar o impacto gerado pela produção de todas as peças que a compõem.

A investigação também descobriu que dirigir um carro é geralmente menos ecológico do que mover uma scooter elétrica , portanto, a substituição do uso de carros pessoais por scooters elétricos também contribuiria para a redução líquida dos impactos ambientais.

Embora o trabalho de pesquisa tenha sido focado em aspectos específicos da cidade de Raleigh (Carolina do Norte), os autores afirmam que os resultados de seu trabalho podem ser aplicados a outros países.

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