sábado, 27 de julho de 2019

O preocupante efeito climático produzido pelo despertar dos aviões




Os efeitos climáticos produzidos pelos vôos não se limitam apenas às emissões de CO2 . As trilhas deixadas pelos aviões também influenciam o clima, e novas pesquisas descobriram que esse impacto será consideravelmente maior no futuro.


Quando um avião viaja pelas seções superiores da troposfera, ele expele gases de escape que deixam rastros de vapor de água no caminho. Estes, por sua vez, podem formar um tipo de nuvens chamadas cirrus , que geralmente se dissipam rapidamente, mas quando as condições são favoráveis ​​podem durar várias horas. Quando isso acontece, aumentam a temperatura da atmosfera absorvendo a radiação térmica emitida pela Terra.

Por anos, os cientistas sabem sobre o efeito estufa gerado pelos rastros de aviões. Existe até um campo de pesquisa apenas para isso. Para entender a magnitude de seus efeitos, basta saber que, segundo estimativas , o aquecimento do clima associado a esse tipo de nuvens é maior do que o causado pelo dióxido de carbono emitido desde o primeiro voo dos irmãos Wright em 1903.

Mas o que mais intriga a comunidade científica é saber se tais efeitos aumentarão à medida que mais aviões viajem pelos céus.
Nova pesquisa

Para tentar resolver o mistério, dois cientistas do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) usaram um modelo computadorizado da atmosfera para estimar o aquecimento causado pelas trilhas, assim como a quantidade de emissões de CO2 e o crescimento do tráfego aéreo para nos próximos anos.

Especialistas concluíram que, até 2050, o aquecimento por esteira pode ser três vezes maior do que em 2006 . Mesmo esses cirros provavelmente aquecerão a atmosfera mais do que as mesmas emissões de dióxido de carbono, levando em conta os avanços na qualidade do combustível.

No entanto, Ulrike Burkhardt , principal autor do estudo, não ficou muito surpreso com as conclusões e indicou que o próprio tráfego aéreo aumentará quatro vezes mais no mesmo período. Outro fator explicado pelo cientista é o fato de os aviões atuais voarem um pouco acima dos modelos anteriores, o que pode levar a uma maior formação de cirros nos trópicos .
As medidas a tomar

A duração do efeito de aquecimento causado pelo cirro é curta, e quando ocorre na alta atmosfera, não está claro o quanto a temperatura da superfície da terra aumenta. Burkhardt acredita que é um “tópico de pesquisa aberto”, o que implica em importantes conseqüências, mas em quais formas óbvias de mitigá-las também podem ser consideradas.


Aplicar maiores controles de poluição para reduzir o número de partículas de fuligem expelidas pelos aviões poderia ajudar a reduzir a quantidade de vapor de água que se condensa em seu caminho.

No entanto, para conseguir um efeito significativo, a diminuição da fuligem teria que ocorrer em grandes proporções. Mesmo diminuindo em 90%, o modelo computadorizado de cientistas continua a prever mais nuvens cirros em 2050 do que em 2006.

Em suma, a única coisa que pode ser feita por enquanto para mitigar esse efeito e as emissões de carbono produzidas pelo transporte aéreo é voar menos .

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