terça-feira, 5 de agosto de 2014

A desigualdade entre os estados



Um dos problemas da federação brasileira é a desigualdade entre a importância e o peso dos 26 estados que hoje compõem a federação , aos quais se soma um distrito federal , onde está sediada a capital da República. São assim, na realidade, 27 unidades políticas.

Há também, uma grande diferença quanto a sua extensão territorial: o estado mais extenso, o Amazonas, é aproximadamente 60 vezes maior que o menos extenso, Sergipe. A essa diferença soma-se a outra, a da população absoluta entre os vários estados, a ponto de São Paulo, o mais populoso, abrigar em 1995 cerca de 21,6 %  da população do país, o que corresponde a 128 vezes à dos estados menos populosos (...).

Quanto à representação política, cada estado, seja qual for a sua população e renda, elege três senadores, o que torna muito mais fácil a uma político  eleger-se por estados pouco povoados como Roraima ou Amapá, do que por um estado com população elevada, como São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais. Por outro lado, a distorção maior se observa em relação à representação estadual na Câmara dos Deputados, a Constituição de 1988, estabeleceu um número mínimo de deputados por estado, ou seja, oito representantes, e um máximo de setenta deputados (...).
Manuel Correia de Andrade

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos