sexta-feira, 25 de julho de 2008

Monções - sul e sudeste da Ásia



Segunda, 10 de julho de 2006.(REUTERS)
¨Chuvas de monções inundaram grande parte do Estado de Uttar Pradesh, na Índia, onde 21 pessoas morreram em decorrência de afogamentos, desmoronamento de casas e relâmpagos durante o fim de semana, de acordo com relatos de autoridades nesta segunda-feira.

Em Bangladesh, pelo menos 12 pessoas morreram em deslizamentos de terra ou após serem atingidas por raios durante os últimos dois dias, em pesadas tempestades no leste do país. Ao longo de toda a Índia, pelo menos 250 pessoas morreram desde o começo da estação das monções, em junho.

As pesadas tempestades causaram quedas de energia por várias horas no Estado de Uttar Pradesh, o mais populoso da Índia, com 170 milhões de pessoas, incluindo na capital do Estado, Lucknow. Na semana passada, mais de 80 pessoas morreram por causa das chuvas de monções no oeste e leste da Índia e a vida normal em Mumbai foi afetada por dois dias, quando o aguaceiro atingiu o centro financeiro da Índia.

Em Uttar Pradesh, as pessoas criticaram o governo por não tomar medidas para prevenir as cheias e inundações. "Parece que as autoridades só estão interessadas em liberar fundos todo ano, de maneira que elas possam surrupiá-los, enquanto temos que sofrer ano após ano com a fúria da natureza", disse Ram Chander, um operário que mora nas cercanias de Lucknow.

O Comissário de Socorro de Uttar Pradesh, Renuka Kumas, disse que, apesar de o Estado ter um orçamento anual de 65 milhões de dólares para lidar com desastres naturais, gastou apenas 17,4 milhões de dólares em melhorias."


Países como a Índia, Laos e o Vietnã, localizados no sudeste asiático, se beneficiam da influência dos ventos monções para o desenvolvimento de atividades econômicas, mais precisamente, na prática agrícola, no cultivo de arroz.

Esse tipo de vento ocorre por meio da disparidade de temperatura referente ao aquecimento e resfriamento, entre a massa continental e o oceano índico, além da influência do relevo. No decorrer do inverno e verão ocorre uma troca na ordem das zonas de alta e baixa pressão.
Monções de verão - ventos constantes que sopram do oceano (alta pressão) para o continente (baixa pressão) provocando chuvas e inundações.
Monções de inverno - ventos constantes que sopram do continente (alta pressão) para o oceano (baixa pressão), tendo como consequência falta de umidade e seca.

2 comentários:

Leonardo disse...

Ae professor vai me dar um adianto legal na matéria.
Brigadão ae pela ajuda...

Amanda Dias disse...

SÓ AQUI CONSEGUI ENTENDER O QUE SÃO 'MONÇOES'. OBRIGADA, AGORA VOU APRESENTAR O MEU TRABALHO SUPER SEGURA, ENTENDI TUDO .

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos