quarta-feira, 30 de julho de 2008

Aumento da taxa de desemprego



A "Kombi dos desesperados" estaciona nos arredores do Largo 13, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, para recolher homens desempregados dispostos a tudo: trabalhar quase de graça, nas mais perversas condições.
Cerca de 80 trabalhadores disputam, aos empurrões, uma vaga no carro. É a chance de aliviar, por uns dias, a penúria.
A Kombi sai de Santo Amaro com 20 desempregados espremidos dentro da sua lataria. Eles não sabem nem o destino nem muito menos quanto irão ganhar por dia. Têm idéia apenas do serviço: servente de pedreiro.
Desta vez, na manhã da última segunda-feira, não deu para o vigilante piauiense Raimundo Nonato dos Santos Souza, 30, há 12 anos em São Paulo, acostumado a disputar uma chance nas Kombis de Santo Amaro.
Passageiro da agonia
Pelo menos uma vez por semana, Souza tenta embarcar nessa "aventura". Independentemente da busca diária na esperança de voltar a trabalhar na profissão de vigilante, que exerceu ao longo de seis anos.
Na segunda-feira, conta, ele havia andado cerca de 40 quilômetros, batido em várias portas e preenchido dez fichas de candidato a uma vaga de trabalho.
"O pior é ter que voltar para casa sem resultado nenhum", diz. "Morro de vergonha de encarar minha mulher e falar a mesma coisa todo dia: sempre a mesma notícia ruim."
No desespero, o vigilante conta o que pensa: "Às vezes imagino fazer uma besteira grande ou me mandar no meio do mundo, mas lembro dos meninos e o mau pensamento vai embora".
Fazer uma besteira grande, na linguagem dos desempregados, tem um sentido trágico: seria o suicídio. Souza menciona essa possibilidade, mas imediatamente se benze três vezes e pede perdão pelo que falou.
A descrição acima, mostra uma das muitas façanhas que passa o trabalhador brasileiro na busca de um emprego e seu sustento diário ou seja, a luta pela sobrevivência.
A taxa de desemprego nunca foi tão elevava, sobretudo entre as pessoas de baixa qualificação. Então, entender suas causas torna-se essencial para compreender o sociedade atual.
Causas:
* introdução de novas tecnologias no processo produtivo
* uso das novas tecnologias exigindo maior qualificação do trabalhador
* adoção de medidas neoliberais com enxugamento da máquina pública
* constantes crises econômicas
* incorporação de mercados emergentes na economia globalizada. ex. CHINA
* falta de uma política (efetiva) nacional de geração de emprego
* a falta de qualificação e requalificação do trabalhador
* o baixo crescimento da economia
* abertura da economia para os produtos importados
* imigração
* descetralização industrial visando diminuir os custos da produção
Obs.:
Desemprego Estrutural - provocado pelo uso de novas tecnologias no processo produtivo
Desemprego Conjuntural - provocado por uma crise econômica

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos