sexta-feira, 25 de julho de 2008
SHAEL - UMA TRISTE REALIDADE
As fotos de Sebastião Salgado retrata o sofrimento vivenciado pela população africana ao sul do Deserto do Saara. A desertificação que atinge principalmete o Mali, Sudão, Chade e Níger perpetua a pobreza, a fome, as migrações, desestruturação da agricultura de subsistência, além de alimentar conflitos localizados.
Causas da desertificação: monocultura sem devidos cuidados com o solo; desmatamento deixando o solo exposto, propício a se fragmentar pelo vento e água, por se tratar de um solo arenoso é facilmente dispersado, iniciando assim o processo de desertificação; avanço da pecuária extensiva; escassos recursos financeiros aplicados em tecnologia agrícola com finalidadde de preservação do solo do semi-árido; queimadas; uso excessivo de agrotóxicos; etc.
Consequências da desertificação:Migração descontrolada para as áreas urbanas;Desagregação familiar devido ao êxodo;Crescimento da pobreza;Aumento das doenças devido à falta de água potável e subnutrição;Perda do potencial agrícola; Perdas de receita econômica; etc.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário