quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Os países mais seguros para refugiar-se em caso de uma pandemia global extrema



Que lugar você escolheria se refugiar se uma pandemia global se espalhar por todo o planeta colocando a humanidade em risco de extinção? Felizmente, é uma pergunta hipotética, mas o objetivo de um grupo de cientistas tem sido encontrar a resposta. E não parece tão óbvio como se poderia pensar.


A primeira idéia que vem à mente ao pensar em uma catástrofe desse tipo é procurar uma pequena ilha que esteja o mais longe possível das terras continentais e, esperançosamente, sem comunicação. No entanto, novas pesquisas publicadas na revista Risk Analysis analisam mais essa abordagem.
Quais características o "refúgio ideal" deve ter?

Os cientistas explicam que, embora esse refúgio ofereça um nível ótimo de isolamento no caso hipotético de que todos os habitantes do planeta começaram a ficar gravemente doentes, as probabilidades de longo prazo de que eles sobrevivam e que possam servir de base para uma nova civilização eles poderiam ser limitados, pois enfrentariam escassez de recursos e qualificação técnica inadequada.

Pesquisas indicam que os lugares mais seguros para sobreviver a um apocalipse são aquelas ilhas distantes do continente e que não têm fronteiras terrestres com outros estados. Além disso, os autores consideram que esses locais devem ter populações acima de 250.000 pessoas e ter uma quantidade mínima de infraestrutura que forneça à nossa civilização elementos básicos como energia e um certo nível científico e tecnológico. Obviamente, a presença de recursos naturais também deve ser levada em consideração no caso de exigir auto-suficiência por uma temporada prolongada.



Os lugares mais seguros para sobreviver a um apocalipse são aquelas ilhas distantes do continente e sem fronteiras terrestres com outros estados.

Finalmente, devemos considerar que há estabilidade social e política naquele lugar remoto do planeta . Não seria bom entrar em uma pandemia letal se você acabar em uma ilha onde seus habitantes morrem de doenças diferentes devido à atenção médica insuficiente, ou se matam na corrida para conseguir comida.
Países onde você pode sobreviver a uma pandemia global

Coletando todas essas informações e considerações, a pesquisa prepara uma lista dos locais onde eles têm maior probabilidade de sobreviver, e aqueles com as três melhores pontuações são Austrália , Nova Zelândia e Islândia . O próximo é o Japão , um país tecnologicamente avançado, mas com muita população e dificuldades de auto-suprimento sem apoio externo.

Depois do Japão, outros países insulares parecem bastante distantes, mas com níveis científicos ou financeiros insuficientes: Barbados , Cuba , Fiji ou Jamaica . Depois disso, encontramos pequenas ilhas como Malta , a ilha de Hokkaido, no Japão, ou a Tasmânia , que, embora tenham uma pontuação alta, apresentam outros problemas relacionados à extensão territorial, disponibilidade de recursos ou proximidade com o continente.

A equipe esclarece que há mais fatores a considerar que não foram incluídos na investigação. Vários desses "abrigos" são propensos a desastres naturais e até a própria mudança climática pode se tornar um fator determinante no futuro próximo.


Bem-vindo à Islândia, um dos países livres de infecção.

Finalmente, surge a questão da quarentena . A sobrevivência em uma dessas nações estaria muito sujeita à velocidade que ela tem no momento de realizar um fechamento total de suas fronteiras em caso de pandemia. Em outras palavras, se a catástrofe global já é um fato, talvez você não consiga mais ir para a Austrália e, se conseguir chegar, a entrada será bloqueada.

Então, se você está pensando em morar em uma região anti-apocalíptica, pode ser inteligente mudar para esse lugar antes que seja tarde demais. No caso das moscas, milionários do Vale do Silício já estão adquirindo propriedades na Nova Zelândia.
Quanto tempo temos para fazer as malas?

É uma pergunta interessante. Por enquanto, não há pandemias se espalhando, mas especialistas sugerem que o surgimento de uma grande praga mortal pode ocorrer a qualquer momento.

Nick Wilson , co-autor da pesquisa, observa que os recentes avanços na biotecnologia podem "acidentalmente" desencadear uma pandemia capaz de exterminar toda a humanidade.


Segundo a investigação, a ameaça aumenta à medida que a tecnologia avança.

Não entre em pânico, mas a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) tem um plano para executar se for desencadeada uma pandemia que nem sequer tem um nome (dizem X-Disease ). Será para alguma coisa.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos