terça-feira, 22 de outubro de 2019

A importância da segurança cibernética no mundo dos negócios




A digitalização do ambiente de negócios gerou crescente preocupação e maior atenção às políticas de segurança cibernética. Os perigos envolvidos na automação de todos os processos devem ser considerados. É por isso que a segurança do computador se tornou uma prioridade para as empresas.


Devido à grande importância, encontramos continuamente escolas de negócios com mestrado especializado neste ramo. Entre eles, encontramos o Mestrado em Segurança Cibernética ( mais informações aqui ) da INESEM Business School. Nesta escola de negócios, todos os mestres têm estágios garantidos, conversamos com o Departamento de Emprego e Estágios e eles nos enviam a importância que essa figura profissional está tendo em empresas de médio e grande porte e como as empresas colaboradoras dessa escola de negócios processar continuamente profissionais de segurança cibernética.

Por causa disso, eles também viram a necessidade de oferecer um curso em segurança cibernética para as pessoas que desejam se atualizar e que possuem uma vasta experiência de trabalho. “No INESEM premia a transparência com nossos alunos e entendemos que existem dois perfis profissionais com diferentes necessidades educacionais, por um lado aqueles que desejam ser treinados nessa área do zero e, por outro lado, aqueles que desejam atualizar e manter-se atualizado com as últimas notícias no campo da cibersegurança ”, afirma o diretor acadêmico Rafael García.

As fases da cibersegurança

A segurança cibernética representa a precaução necessária para proteger os dados de qualquer empresa. Ele é combinado em três fases que compõem um processo que não apenas tem a função de analisar e proteger, mas também de feedback para melhorar continuamente. Assim, as fases da cibersegurança são:

- Prevenção: para que esta fase funcione com eficiência, toda a equipe ou talento da empresa deve, pelo menos, dominar as noções básicas de segurança e ter uma atitude prudente e responsável em relação às informações. Com isso, eles podem realizar ações diárias que lhes permitem proteger as informações em todas as mídias onde são trocadas. Nesse ponto, a proteção das instalações físicas também é prudente, para que os terminais e o acesso à rede não possam ser manipulados por ninguém, exceto por pessoal autorizado.

- Detecção: talvez uma das fases mais importantes, pois pode neutralizar qualquer ataque ao mesmo tempo em que é executado. Aqui, o gerenciamento de vulnerabilidades e o monitoramento contínuo atuam para detectar qualquer ataque e proteger o sistema contra ele. Outro aspecto relevante da detecção é que ela analisa o padrão do ataque, com o qual é possível reforçar a segurança nos pontos violados para evitar que novos ataques do mesmo tipo afetem a empresa no futuro.

- Reação: se o ataque já foi recebido, alguns códigos ou protocolos de segurança de contingência ainda podem ser usados. Nesse caso, a cibersegurança atua em vários campos. Primeiro através de uma resposta técnica que interrompe o dano e, em seguida, ativando os códigos de segurança pelo Estado para executar medidas legais.

Por que a cibersegurança é importante?

Como todos os processos são automatizados, as chances de violar a segurança das informações também aumentam.

No dia a dia, temos mais dispositivos conectados um ao outro, portanto, uma chave fraca pode representar um alto risco de vulnerabilidade para todos os dados de uma empresa, deixando uma fissura à qual os invasores de segurança de computadores podem acessar através de de uma unidade flash, uma rede social ou um download.

A cibersegurança é uma prioridade entre os empreendedores atuais, que buscam investir em soluções que se adaptem às necessidades de proteção de seus ativos de TI e entre os profissionais das áreas tecnológicas, em termos da preparação necessária.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos