quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Notícias Geografia Hoje


Água de usinas de carvão contaminada com arsênico nos EUA
ONG denuncia que 19 locais estariam contaminados, em alguns casos, com níveis 10 vezes acima os permitidos pelas autoridades

AFP

Os lençóis freáticos situados perto das usinas movidas a carvão em 19 pontos dos Estados Unidos estão contaminados com arsênico e outros produtos tóxicos, anunciou uma ONG de proteção ambiental em um relatório divulgado na terça-feira (13).

Em alguns casos, os níveis de contaminação por arsênico, um poderoso veneno natural, supera em mais de 10 vezes os níveis permitidos pelas autoridades americanas, assegurou a organização não governamental Projeto de Integridade Ambiental (EIP, na sigla em inglês).

Esta contaminação põe em risco a saúde das pessoas que moram perto dos lençóis freáticos em questão, disse.

Segundo os ambientalistas, os produtos contaminantes das cinzas provêm da operação das usinas elétricas que funcionam movidas a carvão.

"Por onde se olha, há contaminação", disse Russell Boulding, funcionário do EIP, no informe.

Os ambientalistas acreditam que, se controlada a poluição do ar, a contaminação dos lençóis freáticos pelos resíduos será muito menor.

Segundo o informe do EIP, além do arsênico, nas águas subterrâneas analisadas foram encontrados chumbo, bário e outros produtos químicos tóxicos.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos