quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Notícias Geografia Hoje

Homem no meio de um pântano poluído por vazamento de petróleo na Nigéria. Foto: New York Times

Petróleo provocou danos ecológicos na Nigéria, diz ONU

04 de agosto de 2011

AE - Agência Estado

Uma região do delta do rio Níger, no sul da Nigéria, sofreu um amplo dano ecológico provocado por vazamentos de petróleo, que atingiram a água potável, destruíram plantas e contaminaram o solo. As informações estão em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta quinta-feira. O relatório estima que serão necessários 30 anos e um gasto inicial de US$ 1 bilhão para limpar a região de Onigoland, uma área de pântanos, mangues e córregos com mais de 965 quilômetros quadrados.

Embora a produção petrolífera em Onigoland tenha acabado em 1993, oleodutos e estações construídos e operados pela Royal Dutch Shell e pela estatal Nigerian National Petroleum Corp. ainda atravessam os vilarejos e campos. O programa ambiental da ONU sugere que o governo da Nigéria e a indústria petrolífera realizem em conjunto os investimentos para recuperar a área.

Alguns ambientalistas calculam que 500 milhões de galões de petróleo vazaram no delta do Níger durante os 50 anos de exploração petrolífera na região.

A Shell ajudou a financiar a investigação da ONU, o que atraiu críticas de ambientalistas locais de que o relatório não seria imparcial.

As informações são da Associated Press.
Jornal O Estadão

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos