domingo, 21 de abril de 2019

Novamente eles detectam sinais de rádio no espaço que podem ser originados por alienígenas

Os astrônomos dizem que, no total, detectaram outras 13 novas explosões rápidas de rádio.

O radiotelescópio CHIME no Canadá. De Stock: Instituto de Keith Vanderlinde / Dunlap


Pesquisadores no Canadá detectaram, com suporte em um dispositivo chamado CHIME 13, uma nova série de rajadas de rádio rápidas (FRB) ou sinais de espaço de fonte desconhecido. O que é mais impressionante é que os cientistas descobriram que um dos sinais é repetitivo, uma característica que só havia sido detectada antes em outra explosão semelhante.

Mistério da astrofísica

De acordo com um relatório que extraído duas investigações publicadas na revista Nature, os sinais estranhos que duram apenas milissegundos originam de um lugar desconhecido fora da nossa galáxia e está localizada a cerca de 1.500 milhões de luz - anos . Em 2018, um total de 13 fenômenos desse tipo foram descobertos, durante todo o verão.

Até o momento, os especialistas detectaram apenas um sinal com repetições, que foi denominado FRB 121102 . Descoberto em 2012, foi repetido 16 vezes e sua origem foi traçada em uma galáxia anã localizada a 3.000 milhões de anos-luz. O novo sinal de rádio, chamado FRB 180814.J0422 + 73 , teve seis repetições.

Além disso, os cientistas relataram que sete desses treze rajadas foram registrados na freqüência de 400 mega Hertz, por isso seria a menor freqüência registrada até agora para este evento (anteriormente era de 700 MHz o menor).

Em 2007, a primeira explosão de rádio foi detectada, chamada FRB 010724 . A descoberta foi feita por uma equipe de cientistas da Universidade de West Virginia (EUA), analisando informações coletadas em 2001 pelo telescópio australiano Parkes. Desde então, o evento cósmico tornou-se um dos mais importantes mistérios da astrofísica , sem que seja possível entender a natureza do fenômeno até agora.

Sinais originados por alienígenas?

A origem das explosões rápidas não é completamente conhecida, mas uma grande parte dos cientistas afirma que elas são produzidas por poderosos fenômenos astrofísicos que emitem bilhões de anos-luz fora da Via Láctea. Tais fenómenos podem ser constituídos por buracos negros e estrelas de neutrões superdimensionadas.

No entanto, outros especialistas do centro de astrofísica de Harvard-Smithsonian, como o professor Avi Loeb, levantaram hipóteses ainda mais incomuns. O físico propõe que os sinais poderiam demonstrar tecnologias alienígenas extraordinariamente avançadas .

Em um estudo realizado com o colega Manasvi Universidade Lingam Harvard sugerem que a FRB seria de vazamentos transmissores alienígenas do tamanho de um planeta que poderia ser usado para impulsionar naves gigantescas.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos