sábado, 20 de abril de 2019

Não há mais ecossistema marinho no planeta que a poluição não tenha afetado


Os pesquisadores descobriram que o plástico já faz parte da dieta dos animais do oceano, mesmo aqueles que habitam as profundezas.


Uma investigação publicada no final de fevereiro na revista Royal Society mostrou que os animais que vivem no fundo do mar estão se alimentando do plástico em níveis realmente alarmantes.


Os cientistas na universidade de Newcastle, UK, penetrou seis dos recessos mais profundos dos mares e capturando 90 minúsculos crustáceos (anfípodos) descobriram que em 72% dos seus sistemas de digestão fibras e partículas de plástico presentes estavam .

Um fato muito sério foi encontrado na Trincheira Challenger (a fenda mais profunda do oceano até então conhecida, com 10.898 metros) onde 100% das criaturas carregavam plástico ocupando seus organismos .
Registre essa preocupação

Em um boletim de liberação compartilhada pela instituição, o biólogo Alan Jamieson, que liderou a equipe que realizou o estudo, disse que este registro em microplásticos dieta de criaturas marinhas que vivem destaques mais profundas a muito poucos possibilidades de que algum ecossistema esteja livre de contaminação por resíduos antropogênicos.

Os pesquisadores alertam que as maiores fissuras no mar se tornaram o aterro final de todo o lixo plástico que os humanos jogam nos oceanos.

Jamieson indica que apenas os resíduos de plástico chegam às profundezas do mar , "simplesmente não há para onde ir", por isso continuam a acumular-se em proporções cada vez maiores.

Ele aponta, por exemplo, que se a poluição se origina em um rio, pode se curar com uma forte corrente de água; ou se a costa ficar suja, o problema pode desaparecer devido ao efeito das marés. "Mas, no ponto mais profundo dos oceanos, apenas fica lá."

O relatório destaca os efeitos devastadores de transformar a forma de alimentar as espécies menores do fundo do mar com resíduos de plástico , o que sem dúvida afeta toda a cadeia alimentar.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos