domingo, 21 de abril de 2019

Estudos confirmam que o núcleo interno da Terra é sólido


As ondas J que cruzam o núcleo interno do planeta podem ser detectadas. Pelo menos, é isso que uma equipe da Universidade Nacional da Austrália propõe. Essas ondas são tão fracas que é muito difícil observá-las.


Uma equipe da Universidade Nacional da Austrália realizou um estudo confirmando que o núcleo do planeta é sólido. O trabalho tem testes que aparentemente são difíceis de refutar. A teoria já havia sido levantada no início do século XX. No entanto, é a primeira vez que evidências disso são encontradas.

Hrvoje Tkalcic, professor associado, e Schanlar que-Son Pham, Ph.D., foram os únicos que tenho uma maneira de detectar estas ondas fracas causadas por fase J. explicou que há muitas ondas com diferentes movimentos e comportamentos. Essas características das ondas podem revelar o tipo de materiais que compõem uma área.

Por outro lado, as ondas da fase J passam pelo núcleo da Terra, para que possam ser usadas para identificar suas propriedades. No entanto, essa tarefa tem sido muito difícil porque são ondas fracas. Mas isso não foi um impedimento para os pesquisadores, que conseguiram observar o comportamento dessas ondas.
Como eles fizeram isso?

Nenhuma observação direta das ondas foi tentada. Os cientistas estudaram os sinais captados por dois receptores diferentes após um grande terremoto . Os sismógrafos foram comparados em busca de semelhanças. Tkalcic explicou que a partir daí foi construído um correlograma global.

Informações sobre o centro do planeta ainda são muito escassas. Sua idade não é conhecida, nem as temperaturas que estão lá. Nenhum dos dois é muito conhecido sobre o campo eletromagnético. No entanto, essas descobertas sismológicas globais podem ajudar outros estudos e revelar alguns dados sobre a história do planeta Terra.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos