sábado, 20 de abril de 2019

7 milhões de pessoas morrem a cada ano devido à poluição do ar


Números da ONU revelam que os danos atmosféricos afetam 90% dos habitantes do planeta.


A morte de cerca de 7 milhões de pessoas, incluindo 600.000 crianças, é atribuída pela Organização das Nações Unidas (ONU) à poluição ambiental. David Boyd, designado como relator especial sobre direitos humanos e meio ambiente, chama-o de "assassino silencioso" e adverte que, apesar de suas conseqüências desastrosas, não é dada a importância necessária.


Boyd argumenta que cerca de 800 vidas são perdidas a cada hora devido a doenças como câncer, doenças respiratórias e cardíacas contraídas pelos efeitos dessa poluição atmosférica.

Essas estatísticas geridas pela ONU estão refletidas no relatório publicado recentemente em 2018 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Lá é avisado que os danos ao meio ambiente causam sérios danos à saúde de 90% dos habitantes do planeta .

O documento anual do PNUMA também contém propostas que permitiriam a redução das emissões de gases, como dióxido de carbono, metano e óxido de nitrogênio, entre outros gases de efeito estufa. Levanta, por exemplo, o compromisso da Índia de não produzir plásticos de uso único para 2022, bem como a possível proibição da União Européia para que produtos desse tipo não sejam fabricados até 2025.

A publicação do relatório em questão teve lugar no âmbito da celebração da IV Assembleia das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Nairobi, capital do Quênia.
Juntos contra materiais plásticos

Vários países aderiram às campanhas de conscientização para combater a fabricação de produtos de plástico .
127 países aprovaram leis relacionadas ao uso de sacolas feitas com esse tipo de material.
27 países proibiram ou regulamentaram sua produção.
Outros 20 estão cobrando impostos para quem consome sacolas plásticas.
8 restringiram a fabricação e o uso de microplásticos.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos