segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Cuidado com a saúde para envelhecer bem deve começar cedo

Tudo o que é feito ao longo da vida reflete em uma terceira idade sadia

Estado de Minas

(crédito: Steve Buissinne/Pixabay)

Existe o tempo certo para começar a cuidar da saúde a fim de chegar bem na terceira idade? É unânime entre as pessoas o desejo de viver por mais tempo, com saúde, disposição e qualidade de vida. Quando se trata do bom envelhecimento, o ideal é promover mudanças de hábitos que levem em consideração uma boa alimentação e nutrição, sair do sedentarismo, praticar atividades físicas, estar atento à manutenção do peso, ter relacionamentos saudáveis e manter a saúde mental em equilíbrio.



E por que não pensar em construir esse cuidado ao longo da vida? É consenso entre os profissionais de saúde que não há um prazo estabelecido para passar a dar mais atenção à saúde, e certas escolhas têm consequências tanto no presente quanto no futuro. Com a proximidade do Dia Internacional do Idoso, lembrado neste sábado (1/10), nada mais pertinente do que abordar o tema.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) faz recomendações em relação ao volume da prática de atividades físicas e a intensidade dos exercícios físicos para cada faixa etária, entre crianças e adolescentes, adultos, idosos, mulheres grávidas e em pós-parto, adultos com doenças crônicas, crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais. A entidade também orienta sobre a dieta, que deve ser diversificada, equilibrada e saudável, variando de acordo com as características individuais de cada pessoa (idade, sexo, estilo de vida e grau de atividade física), contexto cultural e hábitos. Ou seja, são direcionamentos que não se limitam para uma fase da vida ou uma média de idade em específico - é para todos.
Correio Brasiliense

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos