quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Mudança climática ameaça 60% das espécies de peixes do planeta

Um novo estudo indica que as mudanças climáticas estão em risco pela existência de um número muito maior de espécies de peixes do que se pensava anteriormente.




O compromisso dos seres humanos deve ser muito mais forte para mitigar o mais rápido possível os efeitos das mudanças climáticas que ameaçam a sexta extinção em massa de espécies no final do século . No ano de 2100, além de nunca ter ocorrido uma perda de biodiversidade, a despedida dos recifes de coral e o desaparecimento de praias ou cidades costeiras submergiram devido ao aumento do nível do mar.

Agora um novas pesquisas alertam para os sérios riscos para grande parte da fauna marinha: seis em cada dez espécies podem deixar de existir naquele ano.

Acordo relatórios da New Scientist , se as temperaturas globais médias subirem 5 graus Celsius, é altamente provável que 60% das espécies de peixes sejam extintas até o ano 2100. Essa informação é inconsistente com outras pesquisas anteriores que previam que os peixes seriam altamente resistentes. mais contra o aquecimento global.

Mesmo que a humanidade cumpra o difícil objetivo do acordo de Paris de manter o aquecimento a 1,5 ° C, isso ainda seria muito quente para 10% das espécies de peixes.

Mas o novo estudo levou em consideração as larvas, embriões e outros estágios do ciclo de vida dos peixes. E nessas fases, os peixes são muito mais vulneráveis ​​a temperaturas mais altas.

A principal razão pela qual embriões e reprodutores suportam menos o aquecimento dos oceanos é porque eles precisam de mais oxigênio. Este elemento vital é mais solúvel em águas mais frias e menos em águas mais quentes. Infelizmente, os mares poderiam esquentar tão rápido que não haveria tempo para que a adaptação evolutiva necessária ocorresse.

Felizmente, o ano 2100 ainda parece muito distante, e os esforços ambiciosos de muitas organizações e governos para combater os efeitos das mudanças climáticas podem significar a salvação de muitas dessas espécies.

Certamente, mantendo os 1,5 ° C, não teremos um paraíso, haverá mudanças. Mas podemos limitar essas mudanças se pudermos parar as mudanças climáticas. Este estudo é um forte argumento para proteger nossos ecossistemas e ambientes naturais.

Um comentário:

Luiz Gomes disse...

Boa noite. Muito triste saber que isso está acontecendo. A pesca predatória também está acabando com muitos peixes.

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos