sábado, 8 de agosto de 2020

7 cidades tão estranhas (e fascinantes) que é difícil acreditar que existem





Cada assentamento populacional em nosso planeta é único, mas alguns desses espaços urbanos são tão raros que é difícil acreditar que eles realmente existem.

O contacto com extraterrestres, o local onde foram construídos ou o facto de pertencerem simultaneamente a dois países são algumas das particularidades destes povos estranhos, vários deles dignos de uma visita durante pelo menos um fim-de-semana.
Uma cidade onde você não pode morrer oficialmente

 

 

Rua principal de Longyearbyen, uma das cidades mais estranhas do mundo.

É Longyearbyen (Noruega), um dos assentamentos mais setentrionais do planeta e, curiosamente, é uma cidade onde não se pode morrer oficialmente. A cidade tem um cemitério, mas não é usado há mais de 7 décadas. Por quê?

Acontece que o clima de Longyearbyen é extremamente frio e isso impede que os corpos se decomponham. Os cadáveres são preservados por gelo permanente (permafrost), tornando-os alvo de animais selvagens e até de morbidez humana.

Assim, as pessoas que morrem são levadas imediatamente para o continente para enterrar seus corpos.
A cidade que pertence à Alemanha e Suíça

 

Vista de Büsingen am Hochrhein.

Embora não seja a única cidade "compartilhada" entre dois países, esta se destaca por uma característica muito particular. Referimo-nos a Büsingen am Hochrhein, um enclave alemão na Suíça. Economicamente, é parte da Suíça; administrativamente, faz parte da Alemanha.
Esta é a única cidade alemã com o franco suíço como moeda principal.
Possui dois códigos postais: um suíço e um alemão.
Os cidadãos usam números de telefone suíços e alemães.
O FC Büsingen é o único time alemão a disputar o campeonato suíço.
Uma cidade caverna

 

 

O Hotel Sidi Driss, um edifício subterrâneo tradicional berbere troglodita na aldeia de Matmata, Tunísia.

Matmata é uma cidade localizada no sul da Tunísia, onde ainda estão habitadas várias moradias subterrâneas, conhecidas como “Casas Trogloditas”.

As casas têm vários quartos, cozinha e banheiro, mas não são mais habitadas por necessidade; apenas cerca de 50 famílias moram lá para cobrar visitas. A principal desvantagem é que, quando chove forte, a água da chuva não consegue escoar bem e as cavernas podem desabar facilmente, já que não são formadas por rochas, mas por areia.
A cidade mais azul do mundo

 

 

Parte velha de Chefchauen. O tom azul de seus prédios a tornam uma das cidades mais estranhas do mundo.

Paredes, portas e até escadas da bela cidade de Chefchauen no Marrocos chamam a atenção por seus tons de azul. Diz-se que a cidade foi pintada assim pelos judeus que habitavam a cidade, porque para eles a cor azul é sagrada. Embora já tenham partido, a tradição se preserva, atraindo - antes do coronavírus - milhares de turistas a cada ano.
Uma cidade estranha

 

 

Fotos da cidade de Roswell.

A cidade americana de Roswell , no estado do Novo México, é conhecida em todo o mundo pela suposta colisão de uma espaçonave alienígena em 1947.

O que aconteceu foi que um objeto desconhecido colidiu com um rancho. Embora o Exército dos Estados Unidos o tenha categorizado como um balão meteorológico convencional, foi somente após a década de 1970 que o evento se tornou popular devido ao surgimento de várias e elaboradas teorias de conspiração. A maioria concorda com a alegação de que uma nave alienígena pousou em Roswell .

Desde então, festividades com temática alienígena têm sido realizadas na cidade, e até mesmo a decoração do McDonald's local é alusiva a seres de outros mundos.
A vila construída sobre uma rocha

 

 

Vista da cidade adaptada à orografia do ambiente.

Setenil de las Bodegas é uma cidade espanhola da província de Cádiz muito visitada por turistas de todo o mundo, provavelmente porque está construída sobre uma gigantesca rocha basáltica.

A principal atracção deste concelho é a própria vila, declarada Sítio Histórico-Artístico em 1985, pela beleza e originalidade do seu tecido urbano.
Aqui estão mais mortos do que vivos

 

 

“É muito bom estar vivo em Colma” é o lema que se espalha por toda a pitoresca cidade californiana.

Colma é uma cidade americana na Califórnia que possui 17 cemitérios, o que faz com que a população falecida exceda em mil para um os vivos. Isso se deve a um antigo decreto que transfere todos os cemitérios de São Francisco para Colma.

Os habitantes locais costumavam ser coveiros, floristas e fabricantes de lápides. Mas na década de 1980, pessoas de outras profissões começaram a se estabelecer por lá, o que levou à diversificação da cidade, com a variedade de serviços e lojas de varejo típicas de uma pequena cidade dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos